23.8 C
Guanambi
17.6 C
Vitória da Conquista

Novo critério de distribuição vai garantir mais vacinas para Guanambi e Vitória da Conquista

Mais Lidas

Municípios como Guanambi e Vitória da Conquista devem receber doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para a próxima semana. O motivo é uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que resolveu destinar 20% das doses previstas para chegar ao Estado nesta sexta-feira (20) como fator de correção para aqueles municípios que ainda não conseguiram chegar à faixa abaixo dos 25 anos. Os demais 80% serão distribuídos proporcionalmente à população, como já vinha sendo feito.

Tanto Guanambi quanto Vitória da Conquista estão vacinando pessoas de 30 anos nesta sexta-feira. A vacinação por idade nestes e em outros municípios que serão beneficiados com a medida está atrasada em relação a Salvador e Feira de Santana, onde a população de 20 anos está sendo convocada para a vacinação.

De acordo com a diretora da vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, a ideia é que todos os municípios possam avançar ainda mais com a cobertura vacinal de forma equitativa na faixa etária. Conforme levantamento da coordenação estadual de imunização, até esta quinta-feira, 139 municípios ainda não tinham alcançado a vacinação de pessoas menores de 25 anos, enquanto que outros 128 já estavam imunizando as pessoas com 18 anos ou mais.

Outra definição acordada na reunião da CIB é que os municípios que já estão concluindo a cobertura vacinal, e não necessitam de mais doses, façam a devolução dos imunizantes para que haja o remanejamento para os municípios em condição inversa.

Márcia São Pedro lembrou que o Ministério da Saúde já autorizou a utilização da vacina Pfizer/BioNTech para o público de 12 a 17 anos com comorbidades.

O avanço da vacinação por idade, embora pareça uma vantagem, esconde uma menor adesão à vacinação. Levantamento da Agência Sertão apontou que a procura pela vacina em Vitória da Conquista está sendo maior do que em Feira e Salvador. Por esta razão, os municípios estão vacinando pessoas mais jovens primeiro, já que o total da população adulta e a quantitativo de doses recebidas é similar nos três municípios.

Novas doses

A Bahia receberá 714 mil doses de vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira. A primeira remessa, com 362.700 imunizantes da Pfizer/BioNTech, chegará em um voo programado para pousar no aeroporto de Salvador às 9h40. A segunda carga, com 351.300 doses de Coronavac, tem previsão de chegada ao aeroporto às 15h.

A reserva de 20% das doses para municípios com vacinação por idade atrasada é exclusiva para estes dois lotes. A distribuição aos municípios será feita ainda na sexta-feira.

Mais de 70% da população com pelo menos primeira dose

A Bahia ultrapassou 70% da população vacinada contra a Covid-19 com a primeira dose ou com o imunizante de dose única. A marca foi alcançada nesta quarta-feira (18). Ao todo, até às 12h desta quinta-feira, 7.912.326 baianos com 18 anos ou mais já haviam, ao menos, iniciado o esquema vacinal, o que representa 71,3% da população desta faixa etária, estimada em 11.087.169.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas