24.4 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

TVE exibe filme sobre Glauber Rocha nesta sexta-feira

Mais Lidas

‘Glauber – O filme, Labirinto do Brasil’ estreia nesta sexta-feira (20), às 22h30, na TVE. O documentário sobre a vida e morte do cineasta baiano faz parte da faixa ‘O Cinema de Silvio Tendler’, que exibirá até o fim do ano outras grandes obras do diretor.

O filme é um tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário, e traz imagens do enterro, depoimentos de quem acompanhou sua trajetória, seus pensamentos e ideias, como Ferreira Gullar, Arnaldo Jabor, Nelson Pereira dos Santos, Orlando Senna, Paulo César Saraceni, Helena Ignez, José Celso Martinez Corrêa, João Ubaldo Ribeiro e Sylvie Pierre, entre outros.

Para realizar o filme sobre a morte de Glauber Rocha, cineasta que revolucionou o cinema e mais intensamente pensou o Brasil em filmes, escritos e entrevistas, o diretor Silvio Tendler esperou 21 anos, após a família do diretor baiano ceder as imagens históricas do velório e do enterro.

Homenageado no Festival de Cannes (2004) – ‘Hor concours’, o documentário foi premiado no Festival de Cinema de Brasília – 2003 (Melhor filme pelo júri popular e Prêmio da crítica e dos pesquisadores) e no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – 2004 (Melhor produção e Melhor roteiro). ‘Glauber – O Filme, Labirinto do Brasil’, foi exibido também na Mostra do Cinema Brasileiro na América Latina, Festival de Trieste na Itália e Mostra do Amanhã em Roma e Padova, na Itália.

Glauber Rocha

Glauber Rocha foi um diretor, roteirista, ator e escritor brasileiro. Ele foi uma figura importante do chamadoCinemaNovo e um dos cineastas brasileiros mais premiados internacionalmente. Seus filmes de vanguarda retratam conflitos sociais e políticos doBrasil. Glauber Rocha é conhecido pela frase “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, que resume a maneira como ele fazia cinema.

Ele nasceu em 14 de março de 1938 emVitória da Conquista, naBahia. Viveu em sua cidade natal até 1948, quando se mudou com a família para Salvador. Em 1957, ele ingressou na faculdade de direito da Universidade daBahia. Em 1959, realizou seu primeiro filme, o curta-metragem Pátio, que chamou a atenção dos críticos. Por volta de 1960, abandonou o curso de direito e passou a trabalhar como jornalista e crítico de cinema. Em 1961, filmou seu primeiro longa-metragem.

Após o golpe de 1964 e o início da ditadura noBrasil, Glauber Rocha entrou em conflito com as autoridades brasileiras e chegou a ser preso por um breve período por protestar contra o regime militar. Ele acabou optando pelo exílio e saiu do país em 1970. Nesse período, viajou por várias partes domundoe continuou fazendo filmes. O cineasta retornou ao Brasil em 1976.

Glauber Rocha morreu em 22 de agosto de 1981, noRiode Janeiro, aos 43 anos, em consequência de complicações pulmonares. Ele foi casado três vezes e teve cinco filhos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas