23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Mais de 200 mil pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Com 13.804 pessoas vacinadas nos mutirões realizados nesta segunda-feira e terça-feira, que atenderam às faixas etárias de 29, 28, 27 e 26 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alcançou a marca de 201.166 vacinados com a 1ª dose contra Covid-19. Só nesta terça-feira (24), foram 7.251.

O total de 201.166 vacinados no município equivale a 58,97% da população total estimada pelo IBGE (2020) e a 80,68% da população de 18 anos ou mais, segundo os critérios da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)

Com a 2ª dose ou dose única, já são 83.208 pessoas vacinadas, o que representa 24,39% total do município e a 33,37% da população a partir de 18 anos.

Para prosseguir com a vacinação nesta quarta (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu na noite de anterior, uma reposição com 4.020 doses de vacinas.

Nesta quarta-feira, a aplicação da 1ª dose continua em todos os pontos, vacinando os jovens de 25 anos ou mais, até às 16 horas ou até o fim do estoque. Ainda não foi informada a previsão para o recebimento de uma nova remessa.

“Nos últimos cinco dias, recebemos duas remessas com um pouco mais de 17 mil doses e, graças a isso, estamos conseguindo avançar na faixa etária de 29 a 25 anos. As nossas equipes de imunização estão trabalhando incansavelmente para colocar a vacina no braço da nossa população e vamos continuar avançando, à medida que recebermos mais vacinas”, destacou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira.

Segundo a ascom da prefeitura, a segunda dose das vacinas Astrazenaca/Fiocruz/Oxford e Coronavac/Butantan também estão garantidas nos pontos de vacinação já divulgados para as pessoas com data de retorno para o dia 26 de agosto ou datas anteriores.

Baixa adesão e avanço por idade em outras cidades 

Levantamento realizado pela Agência Sertão apontou que a procura pela vacina está sendo mais baixa em municípios como Feira de Santana e Salvador. Nas localidades, constatou-se uma menor adesão à campanha de vacinação em relação a Vitória da Conquista.

Outros municípios querem apenas avançar na idade, mas nós queremos avançar aplicando vacina no braço de todos os moradores do nosso município. Estamos vacinando da forma correta, alcançando um maior percentual por faixa etária e quanto mais vacina chegar, mais vamos vacinar. A vacina chega, colocamos na rua e vacinamos a nossa população”, ressaltou a secretária, Ramona Cerqueira.

Um levantamento da Agência Sertão revela que a adesão da população convocada à vacinação é maior em Vitória da Conquista. Considerando a população acima de 40 anos e levando em conta a semelhança na proporção dos três municípios (Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista)  na distribuição das doses, 83% dos conquistenses convocados por idade para se vacinar compareceu aos pontos de vacinação.

Em Salvador, o comparecimento foi de apenas 60% e em Feira de Santana de 71%. Por esta razão, os dois municípios conseguiram convocar mais pessoas para a vacinação. Entre os idosos, os municípios têm quase 100% de adesão, no entanto, este percentual cai quando se analisa os números dos mais jovens.

 Um levantamento da Agência Sertão revela que a diferença está na adesão da população convocada à vacinação. Considerando a população acima de 40 anos e levando em conta a semelhança na proporção dos três municípios na distribuição das doses, 83% dos conquistenses convocados por idade para se vacinar compareceu aos pontos de vacinação.

Em Salvador, o comparecimento foi de apenas 60% e em Feira de Santana de 71%. Por esta razão, os dois municípios conseguiram convocar mais pessoas para a vacinação. Entre os idosos, os municípios têm quase 100% de adesão, no entanto, este percentual cai quando se analisa os números dos mais jovens.

Cerca de 63% da população de Vitória da Conquista de 40 a 59 anos foi vacinada pelo critério de idade. Já em Salvador o percentual é de 51,8% e em Feira de Santana de 50%.

O percentual preciso de pessoas vacinadas neste faixa não pôde ser calculado, pois os dados relativos à vacinação de grupos prioritários não discrimina a faixa etária dos vacinados.

Com base nesta análise, é possível concluir que uma parcela significativa da população não compareceu aos postos de vacinação após a convocação dos municípios, principalmente em Salvador e Feira de Santana.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas