Um homem de 25 anos foi preso em flagrante por estuprar uma menina de 12 anos no distrito de José Gonçalves, em Vitória da Conquista. O crime aconteceu na quarta-feira (6) e é o segundo caso envolvendo abuso sexual de menores na cidade, em cerca de 24 horas.
A criança foi estuprada e deixada em um imóvel abandonado. Ela ficou bastante ferida, mas conseguiu sair do local e pedir ajuda. A garota foi socorrida e levada para o Hospital Municipal Esaú Matos. Ela precisou passar por cirurgia e está recebendo atendimento médico.
O Núcleo da Criança e do Adolescente da Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher aguarda recuperação da vítima, para que ela possa prestar depoimento à polícia. O suspeito está à disposição da Justiça e o caso é investigado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).
Outro caso de abuso sexual
Um homem, 37 anos, acusado de violência sexual mediante ameaça da sobrinha, de 14 anos, foi preso também na quarta-feira (22), por policiais do Núcleo da Criança e do Adolescente da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coopin) de Vitória da Conquista. A menina sofria assédio desde os sete anos.
Vitória da Conquista registra maior taxa de estupro da Bahia
De janeiro a outubro de 2020, foram registradas 111 ocorrências de estupros em Vitória da Conquista. Apesar do alto número de ocorrências, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) acredita que há subnotificação dos dados deste ano por causa da pandemia.
A taxa de estupros no município é de 17,3. O número é muito acima de taxas de outras cidades como Salvador (7,38) e Feira de Santana (7,15). A delegada da Deam, Gabriela Garrido, explica o motivo que leva a polícia a acreditar na subnotificação nos dados deste ano.
A delegada disse ainda que as maiores vítimas do estupro na cidade são crianças e adolescentes, e que os abusadores podem estar dentro de casa. “A maioria das vítimas de estupro ainda são, infelizmente, crianças e adolescentes. E são praticados por pessoas próximas”.