Bahia

Primeira audiência com criança vítima de abuso sexual foi realizada no Complexo de Escuta Protegida de Vitória da Conquista

Publicado por
Compartilhado

Nesta quinta-feira (7), o Complexo de Escuta Protegida, inaugurado em Vitória da Conquista, recebeu a primeira audiência onde uma criança de 5 anos prestou depoimento de forma humanizada, sendo ouvida apenas por um profissional especializado. A criança foi vítima de abuso sexual.

O projeto, inaugurado em agosto deste ano, é o primeiro em funcionamento na região Nordeste do Brasil. O objetivo criar um ambiente seguro, com profissionais capacitados, para a escuta especializada dos depoimentos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de diferentes formas de violência.

A entrevistadora forense, Simony Freitas, que atua há 11 anos, no Tribunal de Justiça de Pernambuco e foi convidada para esta primeira audiência, que foi presidida pela juíza da Vara da Violência Doméstica, Julianne Nogueira.

Para a juíza, o cenário da coleta de provas, mudou completamente com o recurso do depoimento especial. “É um novo olhar, um novo procedimento, mas muito positivo. A gente percebe de fato que a criança se porta de uma forma totalmente diferente, do que dentro de uma sala de audiência tradicional. Combina mesmo com criança este ambiente mais acolhedor, menos formal. Isso favorece o relato da evidência”, salientou a Juliane Nogueira.

O promotor da Vara da Infância e Juventude, Marcos Coelho, destacou o ineditismo conferido pela experiência. “Pela primeira vez a Justiça tem um olhar diferenciado para vítima. Nós precisamos mudar a estrutura de nossa justiça. Cada vez mais eu acredito que nós vamos mudar a estrutura do atendimento de crianças e adolescentes neste país”, enfatizou Marcos Coelho.

Com a escuta protegida, meninas e meninos contam a história apenas uma vez, em uma sala separada da sala de audiência, para profissionais preparados para isso, e em um ambiente protegido.

Esse procedimento, que faz parte do protocolo brasileiro de entrevista forense, evita que as crianças precisem reviver a violência ao recontá-la inúmeras vezes, a diferentes profissionais, nem sempre preparados, gerando sofrimento, ou ‘revitimização’. O depoimento é transmitido ao vivo de uma sala para outra, onde estão outros envolvidos no processo. “É uma forma diferente de fazer escuta de crianças e adolescentes em Vitória da Conquista. É um processo que garante a não-revitimização”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista, Michel Farias.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 8 de outubro de 2021 14:14

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio