25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Chuvas devem voltar a cair na região de Guanambi a partir desta quarta-feira

Mais Lidas

Deve voltar a chover em Guanambi e municípios vizinhos a partir desta quarta-feira (20). A probabilidade de chuvas ocorre após uma semana de tempo seco e muito calor na região, e das primeiras chuvas da primavera, ocorridas entre a última segunda (11) e quarta-feira (13).

De acordo com os institutos de meteorologia, os acumulados podem passar dos 60 mm nos próximos dez dias. Os maiores volumes estão previstos para ocorrer entre quinta (21) e sexta-feira (22). Nestes dias, o tempo deve permanecer nublado e parcialmente nublado, com chuvas espaças.

Os modelos meteorológicos mostram que grandes áreas de nuvens carregadas estão se espalhando sobre o interior do país, desde o Norte, passando pelo Centro-Oeste e também pelo Sudoeste. Além disso, as correntes de ventos de alísios também estão levando nuvens carregas do oceano para o continente, o que pode beneficiar a região Nordeste com as chuvas em todos estados nos próximos dias, principalmente na metade Sul da Bahia.

O principal indicativo de uma semana chuvosa em Guanambi e Região é a formação de uma zona de baixa pressão atmosférica no oceano entre os litorais baiano e capixaba, essa zona de baixa pressão já está se configurando, dando início a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul que atua convergindo umidade entre o norte do Brasil (Região Amazônica) e o Oceano Atlântico criando um verdadeiro rio aéreo. Esse sistema de circulação atmosférica é responsável por fortes chuvas principalmente em nossa região.

A estiagem agrícola em Guanambi foi interrompida no dia 11 após 170 dias sem chuvas expressivas no município, a última ocorrência ocorreu no dia 22 de abril. De acordo com os dados coletados pelo pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro da cidade, o acumulado da primeira chuva foi de 15 mm. No dia 12 foram registrados 5 mm e no dia 13 mais 1 mm. No entanto, a chuva não foi uniforme em todas as regiões do município.

Guanambi e vários municípios da região estão em situação de emergência reconhecidas pela Defesa Civil nacional por conta da estiagem prolongada. A expectativa é de que as chuvas do mês de outubro ajudem a amenizar a situação  de pouca disponibilidade de água, principalmente no solo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas