23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Novembro deve começar com volta do tempo chuvoso na região de Guanambi

Mais Lidas

Depois das chuvas da última semana caírem em menor volume do que o previsto, o calor voltou a predominar em Guanambi e Região. Nesta sexta-feira (29), a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou máxima de 33ºC.

O tempo deve permanecer quente pelo menos até segunda-feira (1º) e as condições para chuvas tendem a melhorarem nos dias seguintes com a chegada de nuvens carregadas sobre a região. Até o fim da primeira semana de outubro, deve chover de forma significativa em praticamente toda Bahia e áreas do Norte de Minas.

Previsão de 29 de outubro a 12 de novembro

De acordo com a EPM-GE Tempo e Clima, o primeiro evento significativo de chuva na região de Guanambi, acima de dez milímetros, deve acontecer entre terça (3) e quinta-feira (5).

O instituto informou que o acumulado de chuvas em novembro deve ficar um pouco acima da média histórica de 197mm. São esperados entre 200 e 220 mm, com novos episódios de chuva acima de 20 mm próximo aos dias 15, 23 e 27.

As chuvas chegaram de forma irregular à região no mês de outubro. O acumulado de chuva registrado pelo pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi, foi de 42 mm em outubro. Já baseado nos registros do Inmet, a média da região é de aproximadamente 83,3 mm, pouco menor do que a climatologia para o mês, que é de aproximadamente 87,9 mm.

Este dados foram processados pela EPM-GE Tempo e Clima, considerando os registros coletados nas estações meteorológicas das cidades de Correntina (BA), de 63,6 mm, Mocambinho, município de Porteirinha (MG), de 100,2mm, Rio Pardo de Minas (MG), de 68,8mm, Brumado (BA) de 87,2mm e Piatã (BA), de  96,6mm. A estação de Guanambi sofreu uma pane há alguns meses e os registros só foram reestabelecidos no dia 12 deste mês.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas