31.3 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Inmet alerta para risco de tempestades severas em toda a Bahia, Sergipe, Tocantins e outros estados

Mais Lidas

O O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), e o Instituto Nacional de Meteorologia emitiram alerta para possibilidade de ocorrência de temporais em praticamente todo o Estado da Bahia. Com exceção da faixa de divisa com o Pernambuco localizada mais ao Norte.

O alerta de cor laranja, de cor laranja, tem grau de severidade classificada como de “Perigo”. Há possibilidade de ocorrência de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).

Nos locais onde estas condições se estendem também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta foi iniciado às 9h deste domingo (28) e tem validade até o meio dia de segunda-feira (29).

As recomendações para o caso de rajadas de ventos é para evitar de toda forma abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado que não se estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em caso de tempestades muito severas, recomenda-se também que se desligue aparelhos elétricos e se possível o quadro geral de energia.

Em caso de emergência deve-se acionar os órgão de segurança, como o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, e a Defesa Civil, pelo número 199 onde houver disponibilidade do serviço.

Além de praticamente toda a Bahia, o alerta vale para todo o Estado de Tocantins, Sergipe, Piauí, além de áreas do Maranhão, Pará, Mato Grosso, Goiás, Amazonas e Roraíma e Rondônia. Ao todo, são 1.143 sob alerta de tempestades.

As chuvas deste final de semana são fruto da formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que está canalizando a umidade da Amazônia para regiões centrais do país. A posição de formação do fenômeno está favorecendo a ocorrência de chuvas nesta região.

As previsões apontam que deve chover em toda a Bahia nos próximos dez dias, principalmente na metade sul do Estado, onde os volumes acumulados devem passar de 120 mm no período em algumas localidades.

Os primeiros temporais no Estado foram registrados já durante o sábado (27).

As cidades com maiores volumes de chuvas nas últimas 24 horas segundo do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) são Lajedinho, com 77,2 mm e Lapão, com 75 mm . Entre os municípios mais populosos do Estado, Ilhéus registrou 48mm, Porto Seguro, 44 mm, Ilhéus, 43 mm, Itabuna e Itapetinga, 42 mm, Salvador, 35 mm e Vitória da Conquista, 27 mm.

Regiões afetadas pelo Alerta

Centro Sul Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Nordeste Baiano, Centro-Sul Mato-grossense, São Francisco Pernambucano, Nordeste Mato-grossense, Centro Norte Baiano, Leste Goiano, Norte de Minas, Sul Baiano, Baixo Amazonas, Oriental do Tocantins, Jequitinhonha, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense, Norte de Roraima, Norte Goiano, Sul Maranhense, Sudoeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Metropolitana de Salvador, Extremo Oeste Baiano, Sul Amazonense, Agreste Sergipano, Leste Sergipano, Centro Maranhense, Sudoeste Mato-grossense, Noroeste de Minas, Noroeste Goiano, Leste Maranhense, Norte Amazonense, Centro Goiano, Sudeste Piauiense, Vale do Mucuri, Madeira-Guaporé, Sertão Sergipano, Sul de Roraima, Litoral Norte Espírito-santense, Centro Amazonense, Sul do Amapá.

Veja todas as cidades

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas