28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Estudantes e professores da rede estadual estão passando por ciclos de testagens da Covid-19 em Guanambi

Mais Lidas

Estudantes, professores e servidores das escolas estaduais de Guanambi estão participando do projeto “Partiu! #Testagem nas Escolas”, iniciativa do Governo do Estado em articulação com as secretarias municipais de Saúde dos municípios baianos.

O objetivo do programa é promover a vigilância ativa da Covid-19 na rede pública de ensino da Bahia. De acordo com o governo, o programa também visa diminuir os riscos de casos e surtos da Covid-19 nos ambientes escolares, por meio da identificação, monitoramento e isolamento de casos positivos da doença na comunidade escolar.

No primeiro ciclo de testagem foram coletadas amostras de 154 estudantes e servidores do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (Ceep Saúde e Gestão). As amostras foram coletadas na última segunda-feira (29), em alunos com mais de 18 anos que estudam nos três turnos oferecidos pela unidade de ensino.

O material foi enviado  para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), em Salvador, onde serão realizados os testes de RT-PCR. Os resultados devem ficar prontos ainda esta semana. Oito alunos que apresentavam sintomas gripais foram submetidos aos testes rápidos de antígeno e todos tiveram resultados negativos.

O programa também vai incluir estudantes e servidores da rede municipal de ensino, no entanto, o município de Guanambi resolveu retornar com as aulas presenciais somente em 2022.

 Covid-19 em Guanambi

Treze pessoas estão com o coronavírus ativo no organismo em Guanambi segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Outras 39 pessoas com sintomas da doença ou contato com sintomáticos aguardam os resultados dos exames do Lacen-BA. Duas pessoas estão internadas.

Desde o início da pandemia, foram confirmados 10.988 casos da Covid-19 no município. Deste total, 10.856 pacientes sobreviveram aos malefícios do coronavírus e 129 morreram.

O município já tem 71.724 pessoas vacinadas com pelo menos uma dose contra a doença, dos quais 63.331 tomaram também a segunda dose e 1.012 tomaram vacina de dose única. Já são quase 7 mil pessoas imunizadas também com a dose de reforço, destinada à princípio a idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde vacinados com a segunda dose há mais de seis meses.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas