Lapa e Região

Governo da Bahia entregou ponte sobre o rio São Francisco entre Barra e Xique-Xique

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Depois de quase dois anos de obras, o Governo da Bahia inaugurou a ponte sobre o rio São Francisco ligando os municípios de Xique-Xique e Barra. A solenidade está acontecendo nesta sexta-feira (3) com a presença do governador Rui Costa.

Com a entrega da ponte para a população, o serviço de balsa que fazia a travessia de veículos entre as margens foi suspenso no início da manhã nos dois serviços. Antes, o tempo médio para passar de um lado par ao outro era de 30 minutos, agora serão necessários apenas dois minutos com a liberação da ponte para passagem ao meio dia.

A ponte fica na BA-160 e tem pouco mais de mil metros de extensão e vai ligar as regiões Centro-Norte e Oeste do Estado. De acordo com o governo, a obra vai aproximar diferentes regiões, facilitando a vida da população e contribuindo para o desenvolvimento econômico.

Veja as imagens da Ponte

“Com muita alegria e orgulho entregamos hoje essa grande obra do Governo do Estado, construída sobre o rio São Francisco. Investimos mais de R$ 133 milhões nesta integração entre duas regiões importantes da Bahia! São mais de 2,5 milhões de pessoas que vão trafegar com mais rapidez, conforto e segurança pela ponte, que é também um vetor de desenvolvimento, que gera emprego e renda”, disse Rui Costa.

A ponte sobre o rio São Francisco entre Xique-Xique e Barra leva o nome de Luiz Felipe de Souza Leão, pai do vice-governador João Leão. O nome foi aprovado através de Projeto de Leino plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no dia 23 de novembro. O homenageado era pernambucano e residiu no interior da Bahia nos anos de 1950. Fundou uma usina de açúcar no município de Barra e foi pioneiro na implantação de projetos de irrigação às margens do Rio São Francisco.

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra-BA) informou que também foram realizadas outras melhorias na BA-160, que faz parte do sistema viário da BA-052, como a restruturação de vinte quilômetros de rodovia, implantação de baias de emergência e pontos de parada de ônibus.

Também foi realizada a melhoria da geometria da rodovia e de acessos locais. Durante a execução, as obras geraram 350 empregos diretos.

A expectativa é de que a obra fortaleça o corredor logístico para o escoamento da produção agrícola, além de cadeias produtivas em expansão como a de energias renováveis e o turismo.

Veja a cerimônia de inauguração

Esta postagem foi modificada pela última vez em 3 de dezembro de 2021 13:33

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Ingressos para estreia do Flamengo de Guanambi na Série B do Baianão 2022 já estão a venda

Começou nesta quinta-feira (19), a venda de ingressos para a partida entre Flamengo de Guanambi…

Três linhas de ônibus passam por alterações no itinerário em Vitória da Conquista

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informou que houve alterações nos itinerários das linhas…

Azul inicia venda de passagens do voo Guanambi-Salvador

A Azul Linhas Aéreas iniciou a venda de passagens do novo voo da empresa, ligando…

Padre Joãozinho fará show de encerramento da Festa de Santo Antônio em Guanambi

No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, padroeiro de Guanambi, o encerramento da…

Inmet amplia alerta de declínio de temperatura para 162 municípios da Bahia

O avanço da massa de ar polar sobre o Sul e Sudeste do país já…

Cargas irregulares avaliadas em R$ 3,38 milhões foram interceptadas em Vitória da Conquista e outras duas cidades

A Operação Fechando o Cerco, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), intensifica a atuação…