26.9 C
Guanambi
24.1 C
Vitória da Conquista

Neojiba de Vitória da Conquista promove Encontro de Orquestras 2021

- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -

Com o objetivo de difundir e valorizar a música de concerto no sudoeste da Bahia, o Núcleo Territorial Neojiba (NTN) de Vitória da Conquista realiza neste próximo domingo, 12, às 17 horas, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (CCCJL), o 3º Encontro de Orquestras. Aberto ao público, o evento é gratuito e volta a acontecer na cidade cerca de dois anos após a realização da sua última edição, em 2019, quando foram reunidos mais 100 músicos no palco do CCCJL.

Neste ano, irão participar do Encontro integrantes da Orquestra Infantojuvenil do NTN Conquista; Orquestra de Cordas do Núcleo de Prática Musical Cidade Sol; Orquestra Conquista Sinfônica – Arcos; Orquestra Jóia do Sertão; Orquestra Clássica Popular de Jequié; Orquestra Criança Cidadã, de Itapetinga; Conjunto de Cordas Toca Criança, de Manoel Vitorino; e Casa Anísio Teixeira, de Caetité.

Dessa forma, o evento irá reunir pessoas de cinco diferentes cidades do interior do estado onde a prática musical coletiva gera, há vários anos, diversas transformações sociais. O repertório da apresentação inclui músicas como Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos, com arranjo do maestro Marcos Rangel; e Aquarela, de Toquinho, com arranjo do compositor Jamberê Cerqueira.

Os grupos que integram o Encontro de Orquestras 2021 são iniciativas parceiras do Neojiba e, antes da apresentação, irão participar de atividades formativas, como oficinas e masterclasses, no sábado, 11, e também no domingo, 12, na sede do Núcleo Territorial de Vitória da Conquista, no Centro de Cultura. Vale ressaltar que, para evitar a disseminação do novo coronavírus, haverá limitação de público.

Será exigido ainda o uso obrigatório de máscaras, comprovação vacinal e o distanciamento social. Os ingressos serão disponibilizados no próprio CCCJL, a partir desta sexta-feira, 10, um dia antes da realização do evento, que foi viabilizado graças a recursos de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Waldenor Pereira, que apoia o NTN Conquista desde sua inauguração.

O 3º Encontro de Orquestras conta com a parceria do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (CCCJL), da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), e com o apoio da Academia Conquistense de Letras, da Casa da Cultura Carlos Jehovah e do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED).

Sobre o Neojiba

Criado em 2007, o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos.

O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o Neojiba atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.

Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

SERVIÇO:

Encontro de Orquestras 2021
Data: 12 de dezembro
Horário: 17h
Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Entrada gratuita, com ingressos limitados em respeito ao protocolo de funcionamento dos espaços culturais do Governo da Bahia.

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -