22.6 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Acumulado de chuva passa de 80 mm em Guanambi no período de 24 horas

Mais Lidas

Anúncio

Choveu aproximadamente 80 mm em Guanambi no período de 24 horas. As chuvas foram espaçadas e não causaram alagamentos de grandes proporções. O primeiro temporal caiu por volta das 4h desta quarta-feira (8) e se estendeu por quase toda a manhã, acumulando 36 mm.

No início da noite, voltou a chover de forma constate e o acumulado noturno foi de mais 40 mm. A chuva continuou de forma mais branda pela madrugada, fechando mais 4 mm até as 4h de quinta-feira (9).

Anúncio

Mesmo caindo de forma bem distribuída ao longo do dia, as chuvas estão causando dificuldades para moradores de alguns bairros onde as ruas não são pavimentadas. A quantidade de lama e as valas abertas em algumas vias deixam praticamente impossível o tráfego de veículos.

Na zona rural, onde algumas localidades registraram volume de chuva bastante superior ao da cidade, muitas das estradas vicinais estão praticamente intransitáveis em algumas regiões do município. A grande quantidade de lama e as erosões nas vias estão deixando algumas comunidades praticamente isoladas.

As queixas de moradores da zona rural e de bairros sem infraestrutura têm sido constantes desde o início do período chuvoso, em outubro, quando começaram os primeiros transtornos.

Com as chuvas desta quarta-feira, acumulado de dezembro em Guanambi cegou aos 155 mm em apenas oito dias. Apenas nos dias 2, 5 e 7 do mês não houve registros de chuvas no Centro da cidade, onde está localizado o pluviômetro da Agência Sertão que faz a medição todos os dias.

Em Novembro foram 129 mm e em outubro 42, somando 326 mm na estação chuvosa até agora. Em algumas regiões próximas às divisas entre Guanambi, Candiba e Pindaí, o acumulado já passou de 500 mm.

Nos próximos dias, os níveis das barragens de Ceraíma e Poço do Magro devem subir consideravelmente. Hoje pela manhã, numa medição não oficial, constatou-se que houve aumento de cerca de 20 centímetros em relação à última sexta-feira (3), quando a Codevasf fez a medição oficial.

Alerta

O município de Guanambi e toda a região continuam sob aleta vermelho, de grande perigo, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este alerta substituiu o alerta laranja que vigorava para as regiões nas 24 horas anteriores. A validade termina às 10h desta quinta-feira.

O aviso mais recente tem validade até às 10h desta quinta-feira e indica a possibilidade de temporais com precipitação que podem variar entre 60 e 100 mm/h e ventos de 60 a 100 Km/h.

Sul Baiano

Vários municípios da Região Sul Baiano tiveram registros de grandes temporais. O maior deles ocorreu na cidade de Itamaraju, próximo a Teixeira de Frentes. Em apenas doze horas entre a noite de terça (7), o acumulado na cidade passou de 350 mm.

Três pessoas morreram após o barranco deslizar e cair sobre dois imóveis onde estavam as vítimas. Vários acessos a bairros da cidade e a outras cidades ficaram sem condições de tráfego durante boa parte do dia. A Prefeitura de Itamaraju decretou estado de calamidade no município por conta dos estragos e riscos de novos desabamentos.

Na cidade de Jucuruçu, as chuvas torrenciais causaram enchentes nas partes de menor altitude na localidade.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas