35.6 C
Guanambi
26.5 C
Vitória da Conquista

Presépio de Vitória da Conquista valoriza características nordestinas

Mais Lidas

Pela primeira vez, numa releitura original e regionalista do nascimento de Jesus, Vitória da Conquista teve um presépio que celebra as tradições nordestinas, com a apresentação de personagens, figurinos e cenários típicos. O presépio está localizado na Praça Tancredo e parte da decoração do Natal Conquista de Luz.

O cenário representa Maria carregando um manto tecido de fuxico e crochê e seu vestido é feito de chita. José usa colete e chapéu de couro típico dos vaqueiros. Os três Reis Magos, montados em jumentos, são apresentados como personagens do Reisado, com suas indumentárias coloridas, típicas dos folguedos populares. Já o menino Jesus descansa em um cocho após seu nascimento.

Com os olhos marejados, a administradora Cleide Tatiana ficou emocionada com o presépio. “Estava passando pela praça e fiquei admirada em ver os bonecos simbolizando os ternos de reis, que representam a cultura da nossa região, aqui. Eu gostava do presépio que era montado nos anos anteriores, mas, o deste ano, achei bem mais bonito e inovador. Ele transmitiu uma sensação de proximidade. Fiquei emocionada!”, contou Cleide.

Tudo foi pensado pelo Governo para Pessoas, como explica o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, o cantor e poeta Xangai, para enaltecer a cultura nordestina e inovar com relação ao Natal que é comercialmente vendido. “Nós trouxemos, por meio desse presépio, uma realidade nossa, do nascimento de Jesus aqui na nossa região. E o resultado disso é que esse presépio tem sido muito apreciado, que as pessoas estão gostando, o que nos deixa muito feliz”, comemorou o secretário.

Quem também está feliz e realizada com esse retorno do público é a artista plástica e coordenadora de Eventos da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Cleide Nágida Schmitz, que assina a obra com sua equipe. “Este trabalho de resgate da nossa cultura, por si só, já é muito gratificante. Mas, receber esse retorno das pessoas, inclusive, enquanto arrumávamos o presépio, nos deixa realizada”, assegurou Nágida, enquanto recebia os cumprimentos da auxiliar administrativa Andréa Chaves, que levou a amiga Grisaldina Lopes, vinda de Salvador para ver o presépio.

“Quero parabeniza-la, pois o presépio está muito bonito, inovador, perfeito! Quando a pessoa chega aqui ela é impactada diante de toda essa beleza e se identifica mais com esse presépio. Por isso, que fiz questão de trazer Grisaldina para conhecer”, comentou Andréa. E Grisaldina fez questão de levar, por meio de fotografias, a recordação desse momento: “Ainda não tinha visto um presépio assim. Achei muito lindo. Por isso, fiz muitas fotos aqui”.

A população pode visitar e conferir de perto o presépio nordestino do Natal Conquista de Luz até o dia de Reis, 6 de janeiro.

*Com informações da Ascom da PMVC

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas