21 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Chuvas devem continuar pelo menos até o Natal na Região de Guanambi

Mais Lidas

As previsões dos institutos de meteorologia apontam que o tempo deve permanecer chuvoso na região de Guanambi pelo menos até o Natal, com alguns intervalos pequenos de dias secos no período.

Os volumes previstos e a frequência da chuva variam de acordo com o modelo meteorológico analisado. Na média, o volume acumulado até o feriado pode passar de 100 mm, inclusive com a ocorrência de novos temporais fortes.

Além disso, previsões de médio e longo prazo indicam que as chuvas devem se estender durante toda a primeira quinzena de janeiro. Os dados disponibilizados pelos serviços de meteorologia nesta sexta-feira (10) indicam que o fim de 2021 e início de 2022 devem ser de muitas chuvas no sertão baiano.

Previsão de chuvas em Guanambi nos próximos 30 dias – EPM-GE Tempo e Clima

Para os próximos dias, pelo menos até domingo (12), as previsões continuam apontando possibilidade de novos temporais na região. No início da semana, a chance de chuvas diminui e o sol deve prevalecer entre nuvens até quarta-feira (15) em meio a pancadas isoladas em algumas localidades. Antes do fim de semana, as condições tendem a ficar favoráveis para chuvas mais expressivas novamente.

As temperaturas também não devem subir muito nos próximos dias, variando sempre na faixa entre 20ºC e 30ºC, exceto no início da próxima semana, quando pode voltar a fazer um pouco de calor na cidade, principalmente por conta do aumento da umidade relativa do ar.

Alertas

Alertas amarelo e laranja têm validade até sábado – Inmet

Foram vários alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nos últimos dias para o risco de temporais severos. Nesta sexta-feira, o alerta para a região é amarelo, porém muito próximo da região de um alerta laranja, de perigo potencial.

Este alerta mais severo abrange desde a região de Brumado, passado por Vitória da Conquista, até o Extremo-Sul Baiano, incluindo também áreas de Minas Gerais e Espírito Santo.

Transtornos

Ao contrário da região Sul do Estado, onde temporais muito fortes devastaram algumas cidades, como o caso de Itamaraju, onde choveu 300 mm na madrugada da última quarta-feira (8), as chuvas em Guanambi têm sido mais espaçadas e menos intensas, sem registros de grandes alagamentos ou deslizamentos de terra.

No entanto, moradores de bairro onde as ruas não são pavimentadas estão sofrendo para poder sair e voltar para as suas casas devido à grande quantidade de lama que toma conta das vias. Em algumas localidades, o caminhão de que faz a coleta de lixo não está tendo condições de realizar o serviço. Em algumas vias da cidade, como na Avenida Deolinda Martins, no bairro Santo Antônio, e na Avenida Antonieta Pimentel, no BNH, a falta de drenagem deixa a rua encoberta pela água antes e depois das chuvas.

Também são muitas as queixas na zona rural do município, onde algumas comunidades estão praticamente isoladas devido às condições de conservação das estradas.

Acumulado

Até a tarde desta sexta-feira, após um pequeno temporal de 12 mm por volta das 14h, o acumulado de chuva de dezembro, registrado no pluviômetro da Agência Sertão, no Centro da cidade, é de 178 mm. Choveu em sete dos dez primeiros dias do mês.

Em Novembro foram 129 mm e em outubro 42, somando 349 mm na estação chuvosa até agora. Em algumas regiões próximas às divisas entre Guanambi, Candiba e Pindaí, o acumulado já passou de 550 mm.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas