Chuvas devem continuar pelo menos até o Natal na Região de Guanambi

Publicado por
Compartilhado

As previsões dos institutos de meteorologia apontam que o tempo deve permanecer chuvoso na região de Guanambi pelo menos até o Natal, com alguns intervalos pequenos de dias secos no período.

Os volumes previstos e a frequência da chuva variam de acordo com o modelo meteorológico analisado. Na média, o volume acumulado até o feriado pode passar de 100 mm, inclusive com a ocorrência de novos temporais fortes.

Além disso, previsões de médio e longo prazo indicam que as chuvas devem se estender durante toda a primeira quinzena de janeiro. Os dados disponibilizados pelos serviços de meteorologia nesta sexta-feira (10) indicam que o fim de 2021 e início de 2022 devem ser de muitas chuvas no sertão baiano.

Previsão de chuvas em Guanambi nos próximos 30 dias – EPM-GE Tempo e Clima

Para os próximos dias, pelo menos até domingo (12), as previsões continuam apontando possibilidade de novos temporais na região. No início da semana, a chance de chuvas diminui e o sol deve prevalecer entre nuvens até quarta-feira (15) em meio a pancadas isoladas em algumas localidades. Antes do fim de semana, as condições tendem a ficar favoráveis para chuvas mais expressivas novamente.

As temperaturas também não devem subir muito nos próximos dias, variando sempre na faixa entre 20ºC e 30ºC, exceto no início da próxima semana, quando pode voltar a fazer um pouco de calor na cidade, principalmente por conta do aumento da umidade relativa do ar.

Alertas

Alertas amarelo e laranja têm validade até sábado – Inmet

Foram vários alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nos últimos dias para o risco de temporais severos. Nesta sexta-feira, o alerta para a região é amarelo, porém muito próximo da região de um alerta laranja, de perigo potencial.

Este alerta mais severo abrange desde a região de Brumado, passado por Vitória da Conquista, até o Extremo-Sul Baiano, incluindo também áreas de Minas Gerais e Espírito Santo.

Transtornos

Ao contrário da região Sul do Estado, onde temporais muito fortes devastaram algumas cidades, como o caso de Itamaraju, onde choveu 300 mm na madrugada da última quarta-feira (8), as chuvas em Guanambi têm sido mais espaçadas e menos intensas, sem registros de grandes alagamentos ou deslizamentos de terra.

No entanto, moradores de bairro onde as ruas não são pavimentadas estão sofrendo para poder sair e voltar para as suas casas devido à grande quantidade de lama que toma conta das vias. Em algumas localidades, o caminhão de que faz a coleta de lixo não está tendo condições de realizar o serviço. Em algumas vias da cidade, como na Avenida Deolinda Martins, no bairro Santo Antônio, e na Avenida Antonieta Pimentel, no BNH, a falta de drenagem deixa a rua encoberta pela água antes e depois das chuvas.

Também são muitas as queixas na zona rural do município, onde algumas comunidades estão praticamente isoladas devido às condições de conservação das estradas.

Acumulado

Até a tarde desta sexta-feira, após um pequeno temporal de 12 mm por volta das 14h, o acumulado de chuva de dezembro, registrado no pluviômetro da Agência Sertão, no Centro da cidade, é de 178 mm. Choveu em sete dos dez primeiros dias do mês.

Em Novembro foram 129 mm e em outubro 42, somando 349 mm na estação chuvosa até agora. Em algumas regiões próximas às divisas entre Guanambi, Candiba e Pindaí, o acumulado já passou de 550 mm.

 

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 10 de dezembro de 2021 16:04

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio