Chuvas devem continuar pelo menos até o Natal na Região de Guanambi

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

As previsões dos institutos de meteorologia apontam que o tempo deve permanecer chuvoso na região de Guanambi pelo menos até o Natal, com alguns intervalos pequenos de dias secos no período.

Os volumes previstos e a frequência da chuva variam de acordo com o modelo meteorológico analisado. Na média, o volume acumulado até o feriado pode passar de 100 mm, inclusive com a ocorrência de novos temporais fortes.

Além disso, previsões de médio e longo prazo indicam que as chuvas devem se estender durante toda a primeira quinzena de janeiro. Os dados disponibilizados pelos serviços de meteorologia nesta sexta-feira (10) indicam que o fim de 2021 e início de 2022 devem ser de muitas chuvas no sertão baiano.

Previsão de chuvas em Guanambi nos próximos 30 dias – EPM-GE Tempo e Clima

Para os próximos dias, pelo menos até domingo (12), as previsões continuam apontando possibilidade de novos temporais na região. No início da semana, a chance de chuvas diminui e o sol deve prevalecer entre nuvens até quarta-feira (15) em meio a pancadas isoladas em algumas localidades. Antes do fim de semana, as condições tendem a ficar favoráveis para chuvas mais expressivas novamente.

As temperaturas também não devem subir muito nos próximos dias, variando sempre na faixa entre 20ºC e 30ºC, exceto no início da próxima semana, quando pode voltar a fazer um pouco de calor na cidade, principalmente por conta do aumento da umidade relativa do ar.

Alertas

Alertas amarelo e laranja têm validade até sábado – Inmet

Foram vários alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nos últimos dias para o risco de temporais severos. Nesta sexta-feira, o alerta para a região é amarelo, porém muito próximo da região de um alerta laranja, de perigo potencial.

Este alerta mais severo abrange desde a região de Brumado, passado por Vitória da Conquista, até o Extremo-Sul Baiano, incluindo também áreas de Minas Gerais e Espírito Santo.

Transtornos

Ao contrário da região Sul do Estado, onde temporais muito fortes devastaram algumas cidades, como o caso de Itamaraju, onde choveu 300 mm na madrugada da última quarta-feira (8), as chuvas em Guanambi têm sido mais espaçadas e menos intensas, sem registros de grandes alagamentos ou deslizamentos de terra.

No entanto, moradores de bairro onde as ruas não são pavimentadas estão sofrendo para poder sair e voltar para as suas casas devido à grande quantidade de lama que toma conta das vias. Em algumas localidades, o caminhão de que faz a coleta de lixo não está tendo condições de realizar o serviço. Em algumas vias da cidade, como na Avenida Deolinda Martins, no bairro Santo Antônio, e na Avenida Antonieta Pimentel, no BNH, a falta de drenagem deixa a rua encoberta pela água antes e depois das chuvas.

Também são muitas as queixas na zona rural do município, onde algumas comunidades estão praticamente isoladas devido às condições de conservação das estradas.

Acumulado

Até a tarde desta sexta-feira, após um pequeno temporal de 12 mm por volta das 14h, o acumulado de chuva de dezembro, registrado no pluviômetro da Agência Sertão, no Centro da cidade, é de 178 mm. Choveu em sete dos dez primeiros dias do mês.

Em Novembro foram 129 mm e em outubro 42, somando 349 mm na estação chuvosa até agora. Em algumas regiões próximas às divisas entre Guanambi, Candiba e Pindaí, o acumulado já passou de 550 mm.

 

Esta postagem foi modificada pela última vez em 10 de dezembro de 2021 16:11

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques
Tag Guanambi

Notícias recentes

Azul inicia venda de passagens do voo Guanambi-Salvador

A Azul Linhas Aéreas iniciou a venda de passagens do novo voo da empresa, ligando…

Padre Joãozinho fará show de encerramento da Festa de Santo Antônio em Guanambi

No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, padroeiro de Guanambi, o encerramento da…

Inmet amplia alerta de declínio de temperatura para 162 municípios da Bahia

O avanço da massa de ar polar sobre o Sul e Sudeste do país já…

Cargas irregulares avaliadas em R$ 3,38 milhões foram interceptadas em Vitória da Conquista e outras duas cidades

A Operação Fechando o Cerco, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), intensifica a atuação…

Loja Zema de Livramento de Nossa Senhora foi destruída por incêndio, Bombeiros de Guanambi atuaram no combate às chamas

Uma equipe do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Guanambi (2ºSGBM) foi acionada pouco antes da…

Prorrogadas inscrições de professores para o Programa de Mentoria Online da Uesb

O Programa de Mentoria On-line: Construir Docência (Construdoc) prorroga inscrições para candidatos a professor iniciante…