27.5 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Mais de 10 casas desabaram e 55 famílias foram afetadas pelas chuvas em Jequié

Mais Lidas

As cheias dos rios das Contas e Jequiezinho causa preocupação para as comunidades ribeirinhas da cidade de Jequié. O aumento do volume de água ocorreu por causa das chuvas que atingem o interior da Bahia desde a semana passada.

A preocupação aumentou porque, segundo a defesa civil do município, que acompanha a situação das famílias ribeirinhas, 13 casas desabaram em áreas próximas aos rios. Do total, três eram imóveis abandonados, 55 famílias foram atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Ninguém ficou ferido ou está desaparecido por causa do aumento do volume de água em Jequié.

“Fizemos um trabalho muito importante e preventivo, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, onde orientamos todas as famílias a buscarem abrigo seguro. Graças a Deus, a maior parte atendeu o pedido e ficou na casa de amigos. Isso foi importante nesse primeiro momento”, explicou Marcos Maia, coordenador da Defesa Civil de Jequié ao G1.

Uma das áreas mais afetadas é a Rua Argemiro Melo, no bairro Joaquim Romão. Na casa de Petrina de Jesus, de 72 anos, o quintal está alagado. Desde então, ela observa o nível do rio para não ser surpreendida. E não é a primeira vez que a dona de casa, que mora no local há 30 anos, acompanha a cheia do Rio das Contas.

Segundo o G1, em um bairro da cidade, que é ribeirinho, 20 casas foram afetadas e tiveram que ser esvaziadas.

Por causa do volume de água, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), baixou o vazão para uma média diária de 550 metros cúbicos de água por segundo. A Chesf informou que o reservatório da barragem da Pedra atingiu nesse momento um armazenamento de 63,57% do volume útil.

A vazão de água da barragem, até quarta feira (15), deve ficar em 500 metros cúbicos por segundo. Apesar do aumento da vazão, as famílias ribeirinhas devem ficar atentas com o volume de água nos rios.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas