Bahia

Patrulha do Sossego foi implantada em Vitória da Conquista

Publicado por
Joana Martins
Compartilhado

A Prefeitura Municipal, as polícias Militar e Civil e o Ministério Público vão somar forças para combater, de forma integrada, o som em volume excessivo em Vitória da Conquista. É a chamada Patrulha do Sossego, apresentada durante coletiva de imprensa realizada, nesta quinta-feira (16), na sede do Deserg, com a presença dos órgãos envolvidos.

Conforme informou o major Chagas da Polícia Militar, a patrulha visa fazer frente ao crescente número de ocorrências referentes à perturbação do sossego registradas na cidade. Segundo o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, desde o início do ano, foram registradas 14.461 chamadas relacionadas ao tema, o que corresponde a 30% de todos os chamados atendidos pelo órgão.

A perturbação do sossego alheio, mediante gritaria, algazarra, abuso de instrumentos musicais, sinais acústicos, dentre outras situações e independente do horário, é crime previsto na Lei de Contravenção Penal (Lei nº 3.688/1941), passível de prisão simples ou multa.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, a Patrulha do Sossego foi criada numa boa hora porque ela vai contribuir para fortalecer as ações já realizadas pelos órgãos envolvidos, com destaque para o setores de Posturas, que atua na fiscalização desse tipo de crime nos estabelecimentos comerciais, e do Simtrans.

Segundo a gestão municipal, além dos estabelecimentos públicos e privados, o grupo também combaterá a perturbação do sossego nas residências e contará com a atuação da Guarda Civil Municipal no apoio das ações.

Num primeiro momento, será feito o trabalho educativo com a população para informar sobre a existência desse serviço e os canais para denúncia (190, 156, 3420-7009) e conscientizar a respeito do bom senso necessário quando o assunto é som alto. A primeira patrulha educativa acontecerá na próxima quinta-feira (23), a partir das 17 horas, nos bairros que têm maior incidência desse tipo de crime.

Além da Guarda Civil Municipal, o Deserg também apoiará as ações da Patrulha, cedendo um espaço no órgão para armazenamento do material apreendido, enquanto ocorre a decisão judicial.

Joana Martins
Publicado por
Joana Martins

Notícias recentes

SSP-BA aponta redução de 64% de Mortes Violentas em Vitória da Conquista

A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, apresentou redução de 64% nas…

Suspeito de esfaquear cobrador em Vitória da Conquista foi preso

O suspeito de ter esfaqueado um cobrador de ônibus em Vitória da Conquista foi preso…

Editais abertos na Bahia financiam cerca de R$ 50 milhões para projetos em diversas áreas

As áreas de ciência, tecnologia e inovação (CTI) são fundamentais para o desenvolvimento econômico do…

Uneb divulga edital do Vestibular 2022.2

A Universidade do Estado da Bahia lançou hoje (25) os editais de inscrição e para solicitação de isenção…

R$ 40 mil são recuperados pela Polícia Militar em Barreiras

A 83ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) recuperou 40 mil reais furtados de banco…

Municípios do Oeste baiano recebem investimento na segurança pública

O Governo do Estado tem implementados estruturas para melhorar a segurança na região Oeste da…