Bahia

Bovino abatido foi diagnosticado com tuberculose em Brumado

Publicado por
Compartilhado

Um bovino abatido foi diagnosticado com tuberculose em Brumado, nesta quarta-feira (22). A carcaça foi considerado inapropriado para o consumo e incinerada. Outros animais passarão por fiscalização preventiva.

A técnica veterinária responsável do Matadouro e Frigorífico Regional de Brumado (Mafrib), Ilka Lima, confirmou o caso e fez alerta para compras de carne clandestina. “Era um animal que não apresentava sintomas. Antes do abate é feita uma inspeção em todos animais e esse não apresentava nenhuma sintomatologia. Após o abate foi detectado pelos auxiliares de inspeção que havia alguns sintomas na carcaça e nos órgãos”, relatou Lima, informando ainda que o caso foi analisado e confirmado por um médico veterinário.

Muitas doenças podem ser transmitidas pela carne, entre elas, a tuberculose. “Essa é a principal função hoje dos frigoríficos, você tem toda essa questão sanitária e higiênica. Todos os animais abatidos são fiscalizados, inspecionados pelo médico veterinário e quando é detectado algo  anormal, o fiscal vai fazer uma avaliação e dependendo da situação, a carcaça será encaminhada para incineração” explicou a veterinária.

Ainda segundo a Lima, existe a possibilidade da patologia passar de um animal para outro e por isso, outro animais passarão por uma fiscalização preventiva na região. Além disso, o animal contaminado foi incinerado para evitar contaminações.

Tuberculose não tem tratamento em bovinos 

A tuberculose bovina é uma doença causada por Mycobacterium bovis que afeta, principalmente, bovinos e búfalos. Ela se torna crônica nos animais e é transmissível para o homem. Segundo o Embrapa,  nos bovinos, a doença causa lesões em diversos órgãos e tecidos, como pulmões, fígado, baço e até nas carcaças. Podem ser encontradas também lesões no úbere das vacas.

Dependendo da fase da infecção, os animais podem exibir emagrecimento acentuado e tosse, mas, muitas vezes, as alterações da tuberculose não são perceptíveis aos produtores.

No homem, a maioria dos casos ocorre em jovens e resulta da ingestão ou manipulação de leite contaminado. Os trabalhadores rurais podem se infectar inalando perdigotos (aerossóis) de bovinos infectados, desenvolvendo a tuberculose pulmonar.

A doença causa diversos prejuízos ao pecuarista, dentre eles a queda na produção de leite. Em casos avançados de tuberculose, há perdas também na produção de carne. Outra perda relevante refere-se à condenação de carcaças com lesões de tuberculose no abatedouro. Não existe vacina nem tratamento para a tuberculose bovina,

*Com informações do Achei Sudoeste

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 23 de dezembro de 2021 15:39

Publicado por
Tag Brumado

Notícias recentes

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio