24.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Risco de rompimento de barragem deixa população de cidade baiana em alerta

Mais Lidas

Parte da população de Poções, distante 70 quilômetros de Vitória da Conquista, está em alerta por conta do risco de rompimento da Barragem do Açude, localiza no perímetro urbano da cidade.

Um comunicado à população foi divulgado na noite dessa sexta-feira (24). A equipe da gestão municipal explicou a situação e as medidas tomadas para mitigar os danos caso o barramento não aguente a pressão do grande volume de água que pode chegar. O vídeo foi publicado nas redes sociais da prefeitura.

;

O alerta para a possibilidade de rompimento foi feito por técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A Prefeitura de Poções instituiu uma comissão e elaborou um plano de contingência com ações

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o reservatório já está com sua capacidade máxima e o rompimento de outras barragens à montante pode causar um efeito cascata e provocar uma grande inundação no Centro e em alguns bairros da cidades.

Mancha de inundação / ANA

De acordo com a mancha de inundação, fornecia pela Agência Nacional de Águas (ANA), um eventual rompimento provocaria inundações em toda a região que margeia o canal do rio São José, incluindo o bairro do Açude, o Centro e parte dos bairros Primavera e Santa Cecília.

O plano de contingência elaborado pela equipe da Prefeitura estabelece medidas preventivas, como a limpeza do canal para facilitar o escoamento e o monitoramento das barragens acima do Açude. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estão realizando os cadastros dos moradores das áreas incluídas na mancha de inundação.

Também foram estabelecidas medidas de contingência para o caso da concretização do desastre, como a preparação de colégios para o recebimento de possíveis desalojados, ônibus para tranaporte, e a disponibilização de ambulâncias e máquinas da prefeitura para atendimento das demandas que possam ser necessárias.

Todo o perímetro da barragem foi isolado e permanece vigiado pela Guarda Municipal para evitar o tráfego de veículos e pessoas sobre o talude, que foi coberto por lonas para evitar que haja erosão provocada pelas chuvas.

O município de Poções não possui medições oficiais de quantidade de chuvas. Em Vitória da Conquista, cidade mais próxima com medição, o volume de chuvas passou dos 300 mm em dezembro.

Alerta Vermelho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, o mais severo para temporais, válido até as 10h deste sábado (25), em áreas de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Bahia, incluindo a região de Poções.

Dw acordo com as análises dos modelos meteorológicos, nos próximos cinco dias, o acumulada de chuvas na região pode superar 120 mm.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas