34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Codevasf esclarece informações sobre comporta da Barragem de Ceraíma

Mais Lidas

Após a publicação da matéria “Comporta da Barragem de Ceraíma foi desativada para reativação de irrigação, sistema poderia evitar enchentes em Guanambi”, neste domingo (26), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paraíba (Codevasf) esclareceu algumas informações.

Foi explicando que o antigo vertedouro foi substituído pelo sistema de tubos, onde é possível realizar a drenagem com a mesma vazão anterior. Também foi explicado que esta vazão é de um metro cúbico por segundo e que sua função é de apenas fornecer água para irrigação e não controlar o nível do reservatório.

De acordo com a informação, com esta vazão seriam necessários doze dias para drenar um milhão de metros cúbicos. A empresa ressaltou que o novo sistema permitiu eficiência 60% maior na distribuição de água para irrigação.

Chuvas não dão trégua

O momento de chuvas intensas sobre o Centro-Sul e Sul da Bahia exige atenção sobre formas de minimizar danos. Um eventual sangramento de Ceraíma em níveis mais altos pode causar sérios alagamentos na cidade devido à previsão de continuidade de temporais na região. O curso do rio Carnaíba de Dentro passou por muitas modificações nos últimos 30 anos e não há clareza sobre os impactos de uma cheia sobre parte da cidade.

O reservatório atingiu a cota 514 na tarde desta segunda-feira (27), faltando um metro para iniciar o vertimento. Em 72 horas, o volume passou de 40,5 milhões de metros cúbicos para 46,7 milhões, e restam aproximadamente 4,6 milhões para chegar a 100% de capacidade, de 50,9 milhões.

O acumulado de chuva do mês de dezembro registrado no Centro de Guanambi passou de 400 mm com as chuvas desta segunda-feira e ainda há previsão de acumulados de até 100 mm nos próximos dez dias. Além disso, as previsões de longo prazo indicam que pode haver chuva acima da média em janeiro.

Nivel ccontinua subindo

Mesmo se as chuvas derem uma trégua, o nível da barragem deve contunuar subindo. Uma produtora local publicou um vídeo gravado na tarde desta segunda-feira (27)  mostrando o volume significativo de água na região da Fazenda Baú descendo em direção ao reservatório.

A barragem serve à população há quase seis décadas com água para consumo humano e produção de alimentos. Segundo o Sistema Nacional de Informação Sobre Barragens (SNISB), o barramenro é estável e seu nível de risco é médio. No entanto, devido ao potencial de dano considerado alto, o nível de perigo global é de atenção. Recentemente, a Codevasf realizou manutenções e melhorias para aumentar a segurança da barragem.

Veja a nota da Codevasf

Em atenção à reportagem veiculada no último domingo sobre a barragem de Ceraíma, localizada no município de Guanambi (BA), a Codevasf informa:

1. Com vistas à modernização da estrutura da barragem de Ceraíma, a Codevasf substituiu sua antiga comporta por um sistema de tubos. Esse sistema permite a mesma vazão da antiga comporta, de modo que não houve qualquer tipo de perda de controle de vazão com a modernização da estrutura. A modificação viabilizou aumento de eficiência superior a 60% nos volumes de água empregados em atividades de irrigação. A vazão, registre-se, é de 1 metro cúbico por segundo.

2. Os mecanismos de vazão da barragem, tanto no atual sistema de tubos quanto no sistema da antiga comporta, foram planejados para servir exclusivamente ao fornecimento de água para a agricultura irrigada — sem função, portanto, de controle do nível da barragem.

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação
2ª Superintendência Regional da Codevasf

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas