27 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Barragem de São José da Vitória pode se romper em Vitória da Conquista

spot_img
- Advertisement -

Últimas Notícias

- Advertisement -

Mesmo a prefeitura realizando atividades para evitar rompimento da barragem de São João da Vitória, em Vitória da Conquista, existe risco rompimento. As comunidades próxima da barragem ficar em alerta e seguido as orientações dos órgãos competentes.

No fim da tarde desta segunda-feira (27), uma equipe da Prefeitura de Vitória da Conquista, utilizando uma escavadeira hidráulica realizou a limpeza e aumentou a vazão do sangradouro para diminuir a carga na barragem de São João da Vitória

Segundo a prefeitura, a ação reduziu o risco de rompimento, mesmo após receber uma grande carga de água de outros açudes que se quebraram na região. Mas, a depender do volume de chuva na região ainda há risco de rompimento que causaria muitos danos no distrito e povoados vizinhos. Na sede do distrito, por exemplo, o nível da água estava em 60 centímetros nesta segunda-feira.

“Alargamos o sangrador e fizemos a sua limpeza, com isso diminuímos o nível da água e consequentemente a carga para que a barragem não se rompa totalmente, o que ajuda a evitar um dano muito grande, tanto nas comunidades abaixo desta barragem como em outros açudes”, esclareceu o secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Jackson Yoshiura.

Ainda na segunda-feira, os Técnicos da Defesa Civil, Seinfra e as secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Social atuam na região conscientizando os moradores sobre o perigo e a necessidade de se afastar da área e oferecendo abrigo às famílias.

Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Prefeitura seguem monitorando e avaliando se existe necessidade de aumentar o sangrador da barragem.

Rompimento da barragem de Iguá 

Os municípios baianos de Vitória da Conquista  e Itambé ficarão em alerta após o rompimento de uma barragem no distrito de Iguá, na noite do último sábado (25). De acordo com a prefeitura de Vitória da Conquista, onde o distrito está localizado, os moradores já haviam sido avisados sobre o risco iminente e não houve feridos nem foram constatados maiores prejuízos nas localidades próximas.

Na manhã de sábado, a barragem de Iguá recebeu um grande volume de água do rompimento da barragem dos Quatis, localizada no distrito do Pradoso. A enxurrada acabou levando a ponte que liga o povoado do Tesoureiro à Vitória da Conquista. A prefeitura usou máquinas para tentar escoar a água e cerca de 100 famílias que residem em Iguá chegaram a ficar ilhadas.

Com o rompimento de mais uma barragem, a prefeitura de Itambé também intensificou os alertas à população. Os rios que passam pelo município receberam todo o volume de água da barragem de Iguá. O Rio Verruga já transbordou e famílias estão desabrigadas.

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -