23.1 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Abertura das comportas da Barragem de Machado Mineiro coloca em alerta Itambé e mais três cidades

spot_img
- Advertisement -

Últimas Notícias

- Advertisement -

O Corpo de Bombeiros da Bahia emitiu, na tarde desta terça-feira (28), um alerta para evacuação de moradores de áreas ribeirinhas nas cidades de Itambé, Canavieiras, Mascote e Cândido Sales. A medida foi tomada por causa do aumento do fluxo da água, com a abertura das comportas de uma barragem em Minas Gerais.

A barragem Machado Mineiro, alimentada pelo Rio Pardo, fica na região de Águas Vermelhas. Com o chamado "sangramento", que é quando a água chega ao limite da estrutura e passa a transbordar, esse volume de água corre em direção à Bahia.

O alerta foi feito pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Adson Marchesini, às prefeituras, para que as gestões retirem os moradores das áreas de risco, e os direcionem para outras localidades ou abrigos provisórios.

“O volume de água liberado pela represa em Minas Gerais vai ser triplicado até o final do dia. Gostaríamos de prevenir aos municípios, para fazer ação preventiva com os moradores que vivem na região ribeirinha, para trancarem suas casas e procurarem abrigos, para evitar um mal maior”.

Preocupação com barragens da Bahia

O coronel Marchesini também relatou preocupação com o volume de água em barragens no estado da Bahia. Ao menos 10 delas estão em nível crítico, por causa das fortes chuvas que caem no estado desde o mês de novembro.

Segundo ele, apesar da situação alarmante, as barragens não correm o risco iminente de rompimento. Marchesini também destacou que as estruturas que já se romperam no estado são construções privadas.

Entre os rompimentos de barragens mais recentes estão a de Vitória da Conquista, na noite de sábado (25), e a de Jussiape, na Chapada Diamantina, na manhã deste domingo (26). Marchesini informou ainda que todas as barragens administradas pelo governo da Bahia estão em observação, para evitar acidentes.

Itambé 

Casas desabaram parcialmente com a força da enchente que inundou as ruas da cidade nos últimos dias. A região já foi muito afetada pelas fortes chuvas. O rio Verruga transbordou e provocou um rastro de destruição por todos os lados. Cerca de 60 casas desmoronaram, e outras centenas de habitações estão com sua estrutura totalmente comprometida.

Cerca de 600 famílias de Itambé foram afetadas. Elas vão receber da prefeitura de Itambé cestas básicas, vestimentas, cobertores, colchões e outros itens.

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -