Bahia

Barragem de Inhobim apresenta risco de rompimento em Vitória da Conquista

Publicado por
Joana Martins
Compartilhado

Na tarde desta terça-feira (28), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista enviou uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica para realizar a drenagem de uma barragem de Inhobim, que apresenta risco de rompimento. O reservatório possui 7 milhões de metros cúbicos de água e foi avaliado pela Defesa Civil e pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra). A barragem é particular.

No início da manhã da terça-feira, a equipe de Defesa Civil recebeu a informação do risco de rompimento de uma barragem particular no distrito de Inhobim, que deságua no Rio Pardo.

Uma equipe da Prefeitura formada pela Defesa Civil e Secretaria de Infraestrutura  Urbana (Seinfra) deslocou até o local para avaliar os danos na região e providenciar o convencimento das pessoas quanto ao perigo e a necessidade de deixar as casas e irem para abrigos. No entanto, foi constatado que o grande volume de água que vazava do reservatório era o sangramento previsto e não rompimento.

Segundo a prefeitura, se ocorrer o rompimento, não trará danos ao município, pois a barragem deságua no Rio Pardo e implica em danos para o município de Itambé, pois dará mais força à água que desce pelo rio.

A Defesa Civil e a Seinfra segue alertando à população quanto ao perigo e a necessidade de deixarem suas casas e se dirigirem a um abrigo.

Barragem de São João da Vitória também existe risco rompimento

Mesmo a prefeitura realizando atividades para evitar rompimento da barragem de São João da Vitória, em Vitória da Conquista, existe risco rompimento. As comunidades próxima da barragem ficar em alerta e seguido as orientações dos órgãos competentes.

No fim da tarde desta segunda-feira (27), uma equipe da Prefeitura de Vitória da Conquista, utilizando uma escavadeira hidráulica realizou a limpeza e aumentou a vazão do sangradouro para diminuir a carga na barragem de São João da Vitória

Segundo a prefeitura, a ação reduziu o risco de rompimento, mesmo após receber uma grande carga de água de outros açudes que se quebraram na região. Mas, a depender do volume de chuva na região ainda há risco de rompimento que causaria muitos danos no distrito e povoados vizinhos. Na sede do distrito, por exemplo, o nível da água estava em 60 centímetros nesta segunda-feira.

“Alargamos o sangrador e fizemos a sua limpeza, com isso diminuímos o nível da água e consequentemente a carga para que a barragem não se rompa totalmente, o que ajuda a evitar um dano muito grande, tanto nas comunidades abaixo desta barragem como em outros açudes”, esclareceu o secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Jackson Yoshiura.

Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Prefeitura seguem monitorando e avaliando se existe necessidade de aumentar o sangrador da barragem.

Rompimento da barragem de Iguá 

Os municípios baianos de Vitória da Conquista  e Itambé ficarão em alerta após o rompimento de uma barragem no distrito de Iguá, na noite do último sábado (25). De acordo com a prefeitura de Vitória da Conquista, onde o distrito está localizado, os moradores já haviam sido avisados sobre o risco iminente e não houve feridos nem foram constatados maiores prejuízos nas localidades próximas.

Na manhã de sábado, a barragem de Iguá recebeu um grande volume de água do rompimento da barragem dos Quatis, localizada no distrito do Pradoso. A enxurrada acabou levando a ponte que liga o povoado do Tesoureiro à Vitória da Conquista. A prefeitura usou máquinas para tentar escoar a água e cerca de 100 famílias que residem em Iguá chegaram a ficar ilhadas.

Com o rompimento de mais uma barragem, a prefeitura de Itambé também intensificou os alertas à população. Os rios que passam pelo município receberam todo o volume de água da barragem de Iguá. O Rio Verruga já transbordou e famílias estão desabrigadas.

Joana Martins
Publicado por
Joana Martins

Notícias recentes

Uneb divulga edital do Vestibular 2022.2

A Universidade do Estado da Bahia lançou hoje (25) os editais de inscrição e para solicitação de isenção…

R$ 40 mil são recuperados pela Polícia Militar em Barreiras

A 83ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) recuperou 40 mil reais furtados de banco…

Municípios do Oeste baiano recebem investimento na segurança pública

O Governo do Estado tem implementados estruturas para melhorar a segurança na região Oeste da…

Ação do SAC para crianças acontece em Guanambi, Brumado e outras cidades neste sábado

O Projeto Pequeno Cidadão, que promove um atendimento exclusivo a crianças e adolescentes até 17…

Confira mais de 170 vagas de emprego em Guanambi, Jequié, Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades

Novas vagas de emprego estão com seleção aberta pelo SineBahia, órgão da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e…

Sindicato vai vender botijão de gás a R$ 50 durante ação em dois bairros de Vitória da Conquista

O Sindipetro Bahia vai realizar uma ação pelo preço justo do gás de cozinha em…