23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Guanambi tem aumento nos casos de Covid-19 e na procura por atendimento médico

Mais Lidas

Tem aumentado o número de casos confirmados da Covid-19 e também a procura por atendimento médico de pacientes com sintomas gripais em Guanambi. Os números do boletim epidemiológico desta segunda-feira (3) indicam que o município pode estar enfrentando um novo surto da doença, aliado simultaneamente a um surto de gripe.

Foram confirmados 35 casos em 24 horas, elevando o número de casos ativos para 81. Além disso, 214 pacientes com sintomas ou que tiveram contato com pessoas que testaram positivo, aguardam os resultados dos exames de RT-PCR. A média móvel de casos dos últimos sete dias está em 13,6.

O município que passou o ano sem internados por conta da doença agora têm quatro pacientes hospitalizados, idosos com idades entre 68 e 84 anos que também aguardam os resultados dos exames. Todos estão internados no Pronto Atendimento da Covid-19 e apresentam quadro de saúde considerado estável. Outros dez pacientes estão em observação.

No último domingo (2), foram registrados 87 atendimentos na unidade de saúde. Já nesta segunda, até o fim do dia já havia sido realizado 170 atendimentos. A assessoria de comunicação da prefeitura informou que está sendo cogitada a recolocação do toldo na porta do PA para melhorar a triagem de pacientes.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não divulgou dados referentes à H3N2, variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados. Ainda nesta segunda-feira, o município de Urandi registrou o primeiro óbito da região causado por esta variante. O paciente, cuja idade não foi informada, procurou o serviço de saúde no dia 27 de dezembro, com síndrome respiratória aguda. Ele morreu no mesmo dia e o resultado do exame com a confirmação da morte foi divulgado no primeiro dia útil do ano pelo Lacen.

Desde o início da pandemia do coronavírus, em março de 2021, 129 pessoas diagnosticadas pela doença morreram em Guanambi. Neste domingo completou três meses sem registros de vítimas. A última foi um homem de 68 anos, portador de comorbidades (Hipertensão arterial sistêmica). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Guanambi (HGG) quando veio a óbito.

Até o momento, 153.260 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Guanambi. São 73.189 vacinados com pelo menos uma dose, dos quais 66.379 receberam também a segunda dose e 13.692 receberam ainda a dose de reforço.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas