Conquista e Região

Forças de segurança do DF encaminham 50 toneladas de donativos para a região de Vitória da Conquista

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Escoltas policiais da Polícia Militar do Distrito Federal estão garantindo que as doações recolhidas pelos cinco órgãos de segurança do DF cheguem à Bahia. A Polícia Militar do Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil começaram a carregar os caminhões com donativos destinados às vítimas das enchentes no sul e sudeste da Bahia, às 9h30 desta quarta-feira (5).

Sete caminhões com cerca de 50 toneladas de donativos arrecadados partiram do Centro de Capacitação Física (Cecaf) do Corpo de Bombeiros – Setor Policial Sul para uma viagem de dois dias em direção a Vitória da Conquista (BA), de onde seguirão para demais regiões mapeadas pela Defesa Civil local. O restante das doações também deve seguir o mesmo trajeto nos próximos dias.

Divulgação | SSP-DF

Os donativos – entre mantimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas e água – foram entregues em postos de arrecadação montados em diversas unidades das forças de segurança pública do DF, como Batalhões das polícias e bombeiros, delegacias e unidades da Defesa Civil (DCDF).

De acordo com um balanço parcial feito na terça-feira (4), a iniciativa do Governo do Distrito Federal ultrapassou a marca de mais 100 toneladas de donativos. As doações foram recebidas durante os seis dias de Campanha de Ajuda Humanitária.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, ressaltou o envolvimento e a importância da integração das Forças de Segurança Pública e também elogiou pela iniciativa e envolvimento na campanha, sobretudo da população do Distrito Federal. “Nós agradecemos muito a você cidadão do DF e a vocês integrantes das Forças de Segurança estamos mostrando a força da integração dos órgãos de segurança do DF, não apenas para combater o crime, mas também para salvar vidas. Juntos somos mais fortes”, afirmou.

O chefe da Defesa Civil, coronel Deusdete Vieira de Souza Junior, comentou sobre o diálogo com as forças de segurança baianas para otimizar a chegada dos donativos. “Recebemos um comunicado da Defesa Civil da Bahia solicitando esse apoio, para colaborarmos. Então trabalhamos GDF e SSP, no sentido de coordenar os esforços para que esses materiais cheguem lá na ponta, no município afetado”, finalizou.

O vice-governador Paco Britto enalteceu o espírito humanitário que o DF demonstrou durante a campanha de arrecadação de donativos para os municípios baianos.

“Em nome do governador Ibaneis Rocha, faço um agradecimento especial à toda população, que mostrou sua solidariedade e humanismo em prol da população necessitada e assolada por esse problema”, afirmou.

142 cidades com emergência reconhecida

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu, nesta quarta-feira (5), a situação de emergência em mais 12 municípios da Bahia atingidos por chuvas intensas.

Agora são 142 municípios com essa condição no estado. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A Governo da Bahia reconhece a emergência em 163 municípios e diz que 174 foram atingidos. Em outra portaria, também foram reconhecidas as emergências em 46 municípios mineiros. Minas Gerais agora passa a ter 102 cidades em emergência.

De acordo com o MDR, a medida foi tomada por procedimento sumário, que ocorre em casos de desastres de grandes proporções e com base apenas no requerimento e no decreto de emergência ou de calamidade do estado ou do município. O objetivo é acelerar as ações federais de resposta.

Com a nova portaria, as cidades beneficiadas são: Amélia Rodrigues, Andaraí, Cândido Sales, Cocos, Iaçu, Ibicoara, Iramaia, Nova Itarana, Novo Horizonte, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana e Tremedal.

 

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Ingressos para estreia do Flamengo de Guanambi na Série B do Baianão 2022 já estão a venda

Começou nesta quinta-feira (19), a venda de ingressos para a partida entre Flamengo de Guanambi…

Três linhas de ônibus passam por alterações no itinerário em Vitória da Conquista

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informou que houve alterações nos itinerários das linhas…

Azul inicia venda de passagens do voo Guanambi-Salvador

A Azul Linhas Aéreas iniciou a venda de passagens do novo voo da empresa, ligando…

Padre Joãozinho fará show de encerramento da Festa de Santo Antônio em Guanambi

No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, padroeiro de Guanambi, o encerramento da…

Inmet amplia alerta de declínio de temperatura para 162 municípios da Bahia

O avanço da massa de ar polar sobre o Sul e Sudeste do país já…

Cargas irregulares avaliadas em R$ 3,38 milhões foram interceptadas em Vitória da Conquista e outras duas cidades

A Operação Fechando o Cerco, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), intensifica a atuação…