Região de Vitória da Conquista

Hospital Esaú Matos em Vitória da Conquista enfrenta superlotação desde o Natal

Publicado por
Compartilhado

A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) responsável pela gestão do Hospital Municipal Esaú Matos, emitiu nota informando o quadro de superlotação que a unidade hospitalar enfrenta desde o Natal. De acordo com a entidade, dentre os motivos está a alta demanda, aumentada em mais de 50% em relação à capacidade de atendimento.

Segundo a nota, desde a última terça-feira (4), a situação se agravou. A pediatria do Hospital Esaú Matos encontra-se, atualmente, com dez pacientes internados no pronto socorro, sendo cinco com maior gravidade, aguardando leitos de UTI pediátrica. Entre estes dez pacientes, dois estão intubados, respirando por meio de aparelhos.

A FSVC comunicou ainda que situação parecida ocorre no pronto atendimento obstétrico, onde a procura de pacientes com síndromes gripais aumentou consideravelmente, para cerca de 20 atendimentos por dia de gestantes com os referidos sintomas.

A nota explica ainda que , diante do quadro viral que ocorre em todo o país, a unidade de saúde está aplicando a investigação de painel viral (pesquisa de vírus respiratórios, incluindo a cepa Influenza A H3N2) e pesquisa de Sars Cov-2 (Covid-19) para todos os pacientes internados na unidade hospitalar, pois tratam-se de doenças altamente contagiosas, que requerem cuidado tanto da equipe, quanto das outras pessoas que têm procurado atendimento na unidade.

Por esta razão, a orientação da FSVC/Esaú Matos é de que as pessoas procurem o serviço médico hospitalar somente em caso de extrema necessidade, pois há risco de colocar em perigo a vida das pessoas que porventura tiverem contato com alguns destes pacientes

“Nesse momento difícil, em que a unidade está superlotada, o Hospital Municipal Esaú Matos, não mede esforços, ao contrário, numa operação de sobre-esforço realiza medidas acima da capacidade operacional comum”, diz trecho da nota.

O hospital ainda ressalta que, apesar de não possuir Unidade de Terapia Pediátrica, todos os pacientes que estão no pronto socorro recebem cuidados intensivos contínuos, aguardando que a Central de Leitos do Estado da Bahia providencie leitos de UTI.

Com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento que estabeleça prioridades, a FSVC/Esaú Matos utiliza classificação por meio de cores que sinalizam o potencial de risco para a vida, agravos à saúde ou grau de sofrimento dos pacientes. A instituição segue a ordem definida no Protocolo de Manchester de Classificação de Risco, utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Após triagem, usuários recebem identificação de cores, onde a vermelha indica a necessidade de atendimento imediato, pois há alto risco de morte. A cor laranja representa casos muito urgentes, ou seja, graves e risco significativo de evoluir para a morte. A amarela aponta necessidade de atendimento prioritário, o mais rápido possível. A cor verde indica que o caso é menos grave e representa pouca urgência. No caso da cor azul, significa situações de menor complexidade, a recomendação é procurar atendimento em Unidade Básica de Saúde.

“E mesmo diante de todo este cenário, é imprescindível destacar dois pontos que permeiam o atendimento no Esaú Matos. A unidade atende Vitória da Conquista e outros 70 municípios pactuados da região e norte de Minas Gerais. E todas as pessoas que buscam os serviços do Esaú Matos, ainda que tenham uma espera maior que a desejável, estão sendo atendidas”, pontou a Fundação.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 10 de janeiro de 2022 13:14

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio