Comportas da Usina da Pedra foram fechadas em Jequié

Reprodução | Chesf

Com a diminuição das  chuvas na Bacia Hidrográfica do Contas, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) divulgou, nesta terça-feira (18), a programação de redução da vazão praticada pela Usina Hidrelétrica da Pedra, localizada em Jequié, Bahia. As comportas foram fechadas, interrompendo o vertimento iniciado no dia 7 de dezembro.

A vazão que estava em 130 metros cúbicos por segundo (m³/s) passou para 60 m³/s nesta quarta-feira (19). De acordo com dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento, a defluência passou de 830 m³/s entre 25 de dezembro e 14 de janeiro.

Já o volume da barragem estava pouco acima de 60% quando as comportas foram abertas, chegando a 90% no dia 31 dezembro com as chuvas intensas sobre a bacia. Atualmente, com a continuidade do vertimento até esta terça-feira, o volume recuou para 68%.

De acordo com a Chesf, a operação do Reservatório atende às normas e aos regulamentos previstos para condição de cheia do Rio de Contas, dentro dos padrões de segurança.

A estatal  destacou a importância de evitar a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, pois o período úmido do rio se estende até o final do mês de abril e novas aberturas podem ser necessárias para controlar o nível do reservatório.

No final do mês de dezembro, várias cidades banhadas pelo rio de Contas passaram por enchentes. O aumento da vazão da barragem e as chuvas intensas sob a região fizeram transbordar , em vários pontos o rio e seus afluentes, como o Jequiezinho, em Jequié, um dos municípios mais afetados pela cheia.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile