33.6 C
Guanambi
25 C
Vitória da Conquista

Previsão aponta para possibilidade de chuvas de granizo em áreas do Noroeste de Minas e Oeste da Bahia

Mais Lidas

Pode chover granizo em várias áreas do país até a próxima sexta-feira (21). O fenômeno pode acontecer em áreas do Sul e Sudeste, principalmente em São Paulo e na Região Noroeste de Minas Gerais, podendo ocorrer também no Oeste e Noroeste da Bahia de forma isolada.

A previsão aponta para elevação das temperaturas  aliada ao aumento de umidade nestas regiões, combinação que favorece a formação de nuvens mais carregadas, propícias à formação de temporais de granizo.

O mapa abaixo, exibido na programação do Canal Rural, mostra onde devem ocorrer os temporais. As áreas verdes representam possibilidade de granizo em menor quantidade e de forma isolada. Já nas áreas em amarelo, as condições são de atenção, enquanto que as áreas vermelhas estão em alerta.

Risco de Granizo – 18 a 21 de janeiro de 2022 – Reprodução | Canal Rural

As condições já estão mais favoráveis a estas ocorrências na metade sul do país. A partir de quinta-feira, Minas Gerais pode registrar temporais isolados, com concentração maior no Noroeste do Estado, assim como o Oeste e o Noroeste da Bahia. As condições meteorológicas não apontam para a ocorrência de volumes muito significativos de chuva nestas áreas, apenas para a possibilidade de tempestades acompanhadas também de vento, raios e trovões.

Nos próximos cinco dias, as chuvas ficam mais concentradas no Norte e mais espaças no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Na sequencia, as chuvas devem retornar ao centro do país nos últimos dias de janeiro, porém com potencial de causar desastres naturais bem menor do que as últimas formações.

Os volumes tendem a ficar concentrados também em boa parte da Bahia e na metade norte de Minas Gerais a partir da próxima semana.

As chuvas mais expressivas devem cair em tanto no Oeste quanto no litoral baiano, desde Alcobaça até a foz do rio São Francisco, no Sergipe. Nestas localizadas, nos próximos dez dias, os acumulados devem variar entre 50 e 70 mm. Já na região Centro-Sul do Estado, nas regiões de Guanambi e Vitória da Conquista, os volumes dos últimos dias de janeiro devem ficar entre 35 e 50 mm.

Veja também:

https://agenciasertao.com.br/2022/01/18/nivel-do-rio-sao-francisco-continua-subindo-em-minas-bahia-e-pernambuco/

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas