35.6 C
Guanambi
26.5 C
Vitória da Conquista

Duas pessoas foram conduzidas à delegacia em Guanambi ao serem flagradas furtando energia elétrica

Mais Lidas

Duas pessoas foram conduzidas pela Polícia Civil à delegacia para prestarem esclarecimentos após serem flagradas furtando energia no município de Guanambi. Durante a ação, realizada em parceria com a Neoenergia Coelba, foram identificadas 56 irregularidades que resultaram na recuperação de 285 mil quilowatts-hora, energia suficiente para abastecer todas as unidades consumidoras de Palmas do Monte Alto por 7 dias ou 2.500 residências durante um mês.

No total, doze equipes da Neoenergia Coelba estão realizando inspeções em Guanambi e municípios vizinhos. Na quinta-feira (20), foram encontradas 23 irregularidades em Urandi, Iuiú, Caetité e Licínio de Almeida, além de Guanambi. Os técnicos também estão fiscalizando barracas e unidades comerciais para a retirada de gambiarras.

Além das ações de regularização, a distribuidora está orientando a população acerca dos riscos que a prática pode oferecer aos moradores e explicando as normas técnicas para a utilização da rede elétrica de forma adequada.

A distribuidora reforça que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática. Além de ilegal, os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. A prática também prejudica o fornecimento de energia da região, podendo ocasionar interrupções nas localidades.

Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas