19.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Bombeiros e Marinha procuram corpo de ocupante de barco que virou no rio São Francisco

spot_img
- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -

O domingo (23) foi de buscas em Carinhanha pelo corpo de Davi de Jesus, de 37 anos. Ele está desaparecido desde a tarde desde sábado (22), quando o barco em que estava com mais três amigos virou no rio São Francisco.

Os demais ocupantes da embarcação conseguiram nadando e com a ajuda de uma caixa de isopor, no entanto, Davi acabou afundando nas águas do Velho Chico junto com a embarcação. O acidente aconteceu próximo á ponte Guimarães Rosa, perto da margem esquerda do rio, ao lado do município de Carinhanha.

A Polícia Militar acionou a Marinha do Brasil após a constatação do acidente. Logo na manhã do dia seguinte, um equipe da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa chegou à cidade.

Cheia rio São Francisco janeiro 2022 - Carinhanha - Malhada - Bahia
Foto: Tiago Marques | Agência Sertão

Mergulhadores  do 7º Grupamento de Bombeiros Militar de Vitória da Conquista também foram até o local para auxiliar nas buscas. Eles enfrentam dificuldades devido à turbidez da água e à grande cheia pela qual passa o rio. Além disso, pescadores e amigos ajudam nas buscas pelo corpo.

Amigos, familiares e curiosos enfrentaram um sol escaldante durante todo o dia para acompanhar as buscas. Eles se reuniram na ponte, de onde acompanharam os trabalhos da Marinha e do Corpo de Bombeiros.

Com o fim do dia, os trabalhos foram interrompidos e serão retomadas nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (24). A Marinha também está investigando as circunstâncias do acidente.

De acordo com populares, a embarcação usada pelos amigos para navegar nas águas do rio São Francisco é um tipo de reboque usado para tracionar balsas. Durante o passeio, o motor teria parado e um dos tripulantes entrou na água para tentar consertar o problema, mas o barco acabou virando neste momento.

Veja também:

Adolescentes e jovens se arriscam pulando de paredão às margens do rio São Francisco em Carinhanha

 

Cheia do rio São Francisco

O pico da cheia do rio São Francisco deve ser registrado ao longo desta semana na Bahia. As águas começaram a baixar lentamente em Minas Gerais e as cidades de Malhada e Carinhanha, na divisa dos dois estados, devem receber o maior volume de água entre terça e quarta-feira, levando em consideração o tempo de viagem da água.

Rio São Francisco atingiu pico da cheia no Norte de Minas

Com isso, o rio deve continuar subindo mais alguns centímetros antes de estabilizar e começar a diminuir seu nível. Em Carinhanha e Malhada, água atingiu a conta de 8 metros na tarde deste domingo.

A barragem de Três Marias continua com as comportas abertas. Com a diminuição das chuvas nas cabeceiras, a vazão afluente caiu para pouco mais de 2.300 metros cúbicos por segundo (m³/s), enquanto a defluência continua em 3.000 m³/s.

Com mais água saindo do que entrando, o volume total da barragem recuou de quase 94% para pouco mais de 92%, liberando mais espaço para absolver as águas das próximas chuvas.

Como a vazão dos principais afluentes caiu consideravelmente tanto à montante quanto á jusante da barragem, o abertura das comportas de Três Marias deve continuar garantindo a vazão mais alta nas próximas semanas.

A Usina Hidroelétrica de Sobradinho também está com comportas abertas, o que tem proporcionado o aumento do nível do rio nas cidades da Bahia e Pernambuco, e de Alagoas e Sergipe, uma vez que a Hidroelétrica de Xingó também está com comportas abertas com as mesmas vazões.

Nível do rio São Francisco em Juazeiro e Petrolina

Neste sábado, defluência chegou a 3.800 m³/s e está prevista para chegar a 4.000 m³/s nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (24). Em Juazeiro e Petrolina, o nível do rio São Francisco chegou a 4,03 m após o último incremento na vazão. Desde que houve o aumento no vertimento, o nível já subiu quase 2,90 m.

Veja também:

Chesf aciona vazão máxima programada das hidroelétricas de Sobradinho e Xingó no rio São Francisco

 

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -