34.8 C
Guanambi
26.7 C
Vitória da Conquista

IF Baiano inscreve até domingo para Mestrado Profissional em Guanambi

Mais Lidas

As inscrições para o  Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido do IF Baiano – Campus Guanambi chegam ao fim no dia 30 de janeiro. Os interessados em concorrer às vagas podem se inscrever gratuitamente pela internet através do envio da documentação exigida pelo edital para o e-mail prosselmppvs@guanambi.ifbaiano.edu.br.

A seleção oferta dez vagas para ingresso em 2022, sendo duas reservadas a candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas e uma vaga destinada a pessoas com deficiência.

Criado em 2015, o mestrado irá receber, com a seleção de 2022, a sua oitava turma. O Curso de Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido visa potencializar a qualificação de profissionais, conferindo competências para avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas que limitam a produção vegetal no semiárido, bem como para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à resolução destes problemas.

Pretende-se, com a instituição e desenvolvimento deste curso, capacitar profissionais para prática avançada e transformadora de procedimentos e processos de inovação aplicados à produção vegetal no semiárido, por meio da incorporação de método científico, estudos e técnicas diretamente relacionadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.

A seleção consiste em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, visa avaliar a proposta de pesquisa; já a segunda, de caráter classificatório, avalia o histórico acadêmico e profissional do candidato. O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 21 de fevereiro e o período de matrícula vai de 04 a 07 de março.

O mestrado possui duas linhas de pesquisa: Agricultura de Sequeiro e Agricultura Irrigada. Podem candidatar-se às vagas graduados ou graduandos que concluirão o curso até a data prevista para matrícula em curso superior reconhecido pelo MEC, na área de Ciências Agrárias/Biológicas ou área correlata à área de concentração do curso pretendido. Podem ser admitidos candidatos de área não relacionada diretamente ao curso, a critério da Comissão de Seleção, desde que apresentem plano de trabalho compatível com os objetivos do programa.

De acordo com o coordenador do curso, José Alberto Alves de Souza, a preferência é por profissionais que já estejam no mercado de trabalho e tenham identificado alguma demanda que necessite de solução através da pesquisa. “Também recebemos egressos recém-formados que pretendam desenvolver pesquisas voltadas para a solução de problemas na produção vegetal no Semiárido”, explica.

Confira a página do Processo Seletivo com edital, cronograma, requerimento de inscrição e outros anexos em:

https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/mppvs-guanambi-dezembro-2021/

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas