30.7 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

IF Baiano oferta 115 vagas para cursos técnicos em Guanambi

Mais Lidas

O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi abriu inscrições para 115 vagas em dois cursos técnicos presenciais, na modalidade subsequente ao Ensino Médio. As oportunidades são para os cursos de Agricultura (76) e Zootecnia (39).

Os interessados têm de 31 de janeiro a 11 de março para manifestar interesse nas vagas, relativas ao semestre 2021.2. e remanescentes do processo de ingresso de estudantes em 2021.

Para se inscrever, além da manifestação de interesse na matrícula, os interessados precisam ter concluído o Ensino Médio e enviar também a documentação exigida pelo edital.

Os itens exigidos na inscrição devem ser enviados para o e-mail: prosel@guanambi.ifbaiano.edu.br. A classificação dos candidatos será por ordem de chegada dos e-mails, desde que tudo esteja dentro das conformidades.

Caso haja mais candidatos do que as vagas disponíveis, os demais serão colocados em uma lista de espera. A lista de matriculados e de espera deve ser publicada no dia 16 de março.

Técnico em Agricultura

O curso Técnico em Agricultura é voltado para jovens e adultos que concluíram o ensino médio e que buscam formação técnica na área de Agricultura ou que procuram oportunidades de qualificação e requalificação em menor tempo, um ano e meio.

O curso está organizado em três módulos: O primeiro é básico sendo ministradas disciplinas como Planejamento e Projeto, Gestão, Informática, Construções Rurais, dentre outras. No segundo e terceiro módulos, o aluno cursará disciplinas como: Olericultura, Culturas anuais, Fruticultura, Mecanização Agrícola, Beneficiamento vegetal, Irrigação e Topografia.

Compete ao Técnico em Agricultura: promover ações para a implantação de cooperativas rurais; atuar em sindicatos, empresas rurais e instituições públicas prestando assessoria e assistência técnica; planejar e executar projetos na área de produção de mudas e sementes; orientar tecnicamente agricultores sobre procedimentos na área de adubações e controle de pragas, doenças e plantas daninhas; realizar levantamentos topográficos; elaborar, acompanhar e avaliar projetos agrícolas; organizar e monitorar a exploração e manejo do solo de acordo com as suas características e aptidão agrícola; planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheira.

DURAÇÃO MÍNIMA: 1 Ano e Meio
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Diurno
CARGA HORÁRIA: 1.200 Horas + 200 Horas de Estágio

Técnico em Zootecnia

A estrutura do curso Técnico em Zootecnia é semelhante também é composta de três módulos, com o primeiro básico, com disciplinas como Planejamento e Projeto, Gestão, Informática, Construções Rurais, dentre outras. O segundo e terceiro módulos, são voltados para a formação técnica do aluno, com disciplinas como: Avicultura, Apicultura, Bovinocultura, Suinocultura, Piscicultura, Cunicultura, Caprino-ovinocultura, Equideocultura e Beneficiamento da produção.

Compete ao Técnico Pós Médio em Zootécnia: desenvolver a capacidade de gerenciar projetos na área zootécnica; promover a redução de custos na produção; dominar as diversas técnicas na criação de animais de pequeno, médio e grande porte; assessorar projetos e promover a formação de cooperativas; auxiliar em trabalhos de pesquisa; analisar a situação técnica, econômica e social da Região onde estiver inserido, identificando as atividades peculiares da área a serem implantadas; os programas de nutrição e manejo alimentar; aplicar métodos e programas de reprodução animal e de melhoramento genético; elaborar, aplicar e monitorar programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção animal; elaboração de projetos de instalações zootécnicas; atuar em sindicatos, empresas rurais, assentamentos e instituições públicas prestando assessoria e assistência técnica, dentre outras.

DURAÇÃO MÍNIMA: 1 Ano e Meio
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Vespertino
CARGA HORÁRIA: 1.200 Horas + 200 Horas de Estágio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas