23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Guanambi emite nota sobre seleção de bolsistas para curso de Medicina

Mais Lidas

A Prefeitura de Guanambi emitiu nota na noite desta segunda-feira (31) para tentar esclarecer as polêmicas levantadas por conta de uma seleção para concessão de sete bolsas de estudo no curso de Medicina da FIPGuanambi.

A seleção chamou atenção pela pouca divulgação e pela pequena quantidade de inscritos, contando na lista filhos de empresários e políticos de Guanambi e da região. Também pelo fato de só quem já está matriculado no curso de Medicina poder participar da seleção, ou seja, apenas aqueles com condições financeiras de se manter por pelo menos um semestre, pagando uma mensalidade que supera o valor de sete salários mínimos.

Na nota, assinada pela Comissão Executiva do Programa Bolsa Social, é ressaltado que o Programa Social de Bolsas Universitária foi instituído por meio de lei aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores e que sua execução do primeiro edital ofertando as vagas está “lastreado por por fundamentos legais, atendendo aos princípios constitucionais da legalidade e publicidade”.

A comissão informou também que a conclusão da referida seleção pública ainda depende da análise socioeconômica dos inscritos, prevista para ocorrer nesta segunda-feira, com resultado previsto para este 1º de fevereiro.

A nota diz ainda que a comissão está aberta para prestar esclarecimentos sobre o processo de concessão de bolsa. Informações sobre valores que serão empenhados na execução do projeto e futuras ofertas de novas vagas ainda não foram divulgadas pela Prefeitura de Guanambi.

A FIPGuanambi informou à reportagem da Agência Sertão que vem tomando conhecimento do tema através de terceiros, como órgãos oficiais do município e imprensa, seja na comunicação da publicação do edital, seja na divulgação de possíveis contemplados com a concessão destas bolsas, e que não tem nenhuma responsabilidade sob a seleção realizada pela prefeitura.

Nas redes sociais e nas ruas da cidade, ainda é grande o questionamento sobre a efetividade do programa social recém criado, uma vez que ele tem sido considerado excludente por beneficiar com um custo tão elevado pessoas que já tem poder aquisitivo para manter seus filhos na faculdade.

Veja a matéria completa:

https://agenciasertao.com.br/2022/01/31/programa-social-da-prefeitura-de-guanambi-beneficia-apenas-estudantes-de-renda-elevada/

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas