21.8 C
Guanambi
17.2 C
Vitória da Conquista

Vazão do rio São Francisco continuará em 4 mil m³/s a partir de Sobradinho por tempo indeterminado

spot_img
- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -

O rio São Francisco vai continuar cheio nos trechos Submédio e Baixo por tempo indeterminado. Nesta terça-feira (1º), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que a vazão praticada a partir das hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE), será mantida em 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) até nova análise, sem data prevista de redução desse patamar.

A Chesf enviou informativo oficial no início da tarde para prefeituras, defesas civis, comitês, associações, entre outras entidades e usuários. Pela manhã foi realizada Reunião de Acompanhamento das Condições de Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), com a participação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e outros órgãos que atuam na bacia.

A avaliação foi de que as previsões meteorológicas apresentadas foram de permanência de chuvas nas próximas semanas no Alto São Francisco, em Minas Gerais, e em parte da Bahia. Dessa forma, os reservatórios precisam continuar operando no regime de controle de cheias.

Os reservatórios principais da Chesf no Rio São Francisco, Sobradinho e Itaparica (PE), estão acumulando água. Entretanto, seguindo normas e diretrizes para operação de controle de cheias, a Companhia precisa respeitar o chamado “volume de espera”, considerando que as chuvas na Bacia Hidrográfica do Velho Chico seguem até abril, quando se encerra o período úmido.

A vazão de 4.000 m³/s, pelas regras estabelecidas, é a metade do valor máximo que a Chesf pode liberar de água e, portanto, é fundamental que a calha do rio seja mantida desocupada. “Estamos permanentemente avaliando a situação e qualquer alteração será divulgada com antecedência, como temos feito”, declarou o diretor de Operação da Companhia, João Henrique Franklin.

De acordo com a Chesf, o volume do reservatório de Sobradinho está quase em 69%. A afluência atual é de 5.300 m³/s e vai aumentar mais um pouco com o avanços das águas nos próximos dias.

Patrimônio Ameaçado

Na cidade de Pão de Açúcar, em Alagoas, uma das mais importantes embarcações do rio São Francisco está debaixo d’água, a Canoa de Toldas Luzitânea estava encalhada em um banco de areia e tombou com o aumento da vazão das hidroelétricas.

A Justiça Federal de Sergipe atendeu pedido de ONG proprietária da embarcação e determinou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) proceda o resgate, guarda e recuperação da canoa, tombada como patrimônio histórico da humanidade.

Patrimônio histórico, Canoa de Tolda Luzitânia está naufragada no rio São Francisco há uma semana

Cheia

Nível do rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa

A cheia do rio São Francisco é uma das maiores das últimas décadas. Nesta terça-feira (2), um novo pico foi registrado em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, onde o nível do rio chegou a 9,16 metros (m). No domingo (30), a estação do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) já havia registrado pico de 9,13 m e apresentado estabilidade, porém voltou a subir e superou a marca em mais 3 centímetros.

Com tendência de estabilidade em Bom Jesus da Lapa, o Velho Chico ainda deve subir mais alguns centímetros em Ibotirama e nas demais cidades mais abaixo, até o reservatório de Sobradinho.

Três Marias

A Hidroelétrica de Três Marias continua com comportas abertas, porém em patamar menor, diminuindo de 3.000 m³/s para 2.200 m³/s. A Cemig, responsável pela operação, chegou a anunciar que fecharia todas as comportas até sexta-feira (4), porém reavaliou a decisão diante da previsão de mais chuvas no Alto São Francisco.

Com previsão de chuvas nas cabeceiras, Três Marias diminui previsão de fechamento de comportas

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -