26.4 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Águas da transposição do rio São Francisco chegam ao Rio Grande do Norte nesta quarta

Mais Lidas

As obras dos eixos Leste e Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão concluídos e as águas da transposição finalmente chegarão ao Rio Grande do Norte nesta quarta-feira, 9 de fevereiro.

O evento de chegada das águas, na cidade de Jardim de Piranhas, deverá contar com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

De acordo com o Governo Federal, para que os Eixos Leste e Norte estivessem concluídos e 100% em operação, cerca de R$ 3,5 bilhões foram investidos pelo Governo Federal desde 2019. Esse montante corresponde a quase 25% de total investido nas obras e a uma média anual de R$ 1,16 bilhão, a maior entre todas as gestões desde o início das obras.

O Governo destacou que o sonho de garantir água em quantidade e qualidade para a população do semiárido nordestino começou com Dom Pedro II, mas só agora vai virar realidade, após mais de 13 anos do início das obras.

A cerimônia com a presença do presidente está prevista para acontecer às 13h, no Clube Atlético de Piranhas – Av. Rio Branco, 230 – Vila do Rio, Jardim de Piranhas (RN).

O Eixo Norte

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, a última etapa de obra física de canais do Eixo Norte do Projeto de Transposição do São Francisco foi o trecho da Barragem Caiçaras até o Reservatório Engenheiro Avidos, entregue em outubro de 2021. Com isso, os dois eixos estariam “100% operacionais” mas restam obras auxiliares.

No caso do Ramal do Apodi, o ministério reconheceu que o trecho fazia parte do projeto original, mas disse que estava “abandonado”.

“A obra estava prevista em 2004, mas, ao longo dos anos, foi abandonada, apenas em 2021 o projeto saiu do papel. Outros dois projetos originais retomados pelo Governo Federal foram o Ramal do Agreste, maior obra hídrica de Pernambuco, que foi concluído em 2021, com 99% da obra e do repasse de recursos executado pela atual gestão, e o Ramal do Salgado, no Ceará, cujas obras já estão sendo licitadas”, afirmou.

O Eixo Norte conta com 260 quilômetros de extensão, dos quais 155 quilômetros são de canais concretados. Foram construídas três estações de bombeamento (EBI-1, 2 e 3) que vão elevar a água do Rio São Francisco em 188 metros de altura, que depois segue por gravidade por regiões de Pernambuco até chegar aos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Essa altura é equivalente a um edifício de 62 andares.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas