25 C
Guanambi
18 C
Vitória da Conquista

Artesão de Guanambi se destaca com arte em madeira

Mais Lidas

Seu Valdevino Mota tem 85 anos no documento, oficial, mas ele destaca que tem que descontar uns 2 anos para menos, pois no tempo dele era comum ter alguns erros ao registrar a criança.

A quantidade de artesanato em madeira exposta pelo seu Valdevino Mota confirma que são mais de oito décadas de experiência em trabalhar com madeira. Cada detalhe é único, e seu Valdevino concorda totalmente que nunca fez uma peça igual a outra por mais parecidas que possam ser, “sempre o traço muda”, conta com paciência.

Artesão, marceneiro, carpinteiro, em momentos de maior aperto também foi pedreiro, mas nunca deixou o ofício que aprendeu com o avô e o pai desde menino, dá forma a madeira, mas não qualquer forma, usando a criatividade para a arte. Seu Valdevino esculpe na Imburana, árvore nativa da Caatinga, elementos que permeiam a própria história, dos utensílios do ontem e do hoje, do rural, do sagrado.

A parceria com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo é recente, e ele espera que essa seja uma porta que se abra para a valorização do artesanato ao qual ainda dedica seus dias pelo gosto e pelo complemento da renda. Com entusiasmo, seu Valdevino conta sobre ter conhecido pessoas de Salvador que intermediaram suas artes para o “exterior”, questionado sobre qual país, ele responde orgulhoso: África do Sul.

A arte que atravessa o oceano não é valorizada na própria terra – “sempre quem compra mais é as pessoa de fora… o pessoal aqui não valoriza artesanato não (sic)”, relata. Entre os muitos desafios para comercialização, seu Valdevino Mota divulga o trabalho na internet com o auxílio da neta. Sobre a participação em eventos ele destaca que “a idade vai chegando a gente vai recuando”, pois, as feiras eram espaços importantes para aproximar a arte dele do público.

O Cesol Sertão Produtivo, que é uma política do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), acredita e trabalha em prol da valorização do trabalho e da arte, por meio de uma economia justa e solidária, prestando assessoria às associações, cooperativas e grupos familiares.

Para a Agente Socioprodutiva Rosângela Oliveira, que acompanhará o assessoramento: “novas parcerias fortalecem ainda mais a Economia Solidária no território, ampliando o leque de empreendimentos assessorados, dando orientações aos grupos para desenvolver melhor seu trabalho, destaca a Agente do Cesol Sertão Produtivo. Que a parceria com Valdevino Mota o torne orgulhoso em poder afirmar que é artesão e traga visibilidade para o trabalho manual que realiza com esforço e dedicação.

Saiba onde encontrar os artesanatos produzidos por seu Valdevino:

  • Rua Niterói, n° 918, bairro Santa Luzia. Guanambi, BA.
  • É-Com Rede – Rua Primeiro de Maio, 133, Centro. Guanambi, BA.
  • Nas redes sociais: @ecomrede / @valdevinoartesao
  • www.ecomrede.com
  • Mais informações: 77 34521676

As informações são do Cesol

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas