26.6 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Cemig faz novo incremento na vazão de Três Marias nesta terça-feira

Mais Lidas

O volume útil do reservatório da Usina Hidroelétrica de Três Marias está próximo de voltar aos patamar de 92%, registrado em janeiro. Com a expectativa de mais chuvas no Alto São Francisco, a Companhia Energética de Minas Gerais anunciou um novo incremento de vazão nesta terça-feira (15).

Depois de passar de 2.200 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 2.500 m³/s, a vazão está sendo aumentada para 2.700 m³/s. Este novo patamar ainda é menor do que o praticando entre os dias 20 e 30 de janeiro, de 3.000 m³/s, porém ocorre em um momento marcado pela volta das chuvas em toda a bacia hidrográfica.

Nas últimas 48 horas, a afluência do reservatório se manteve em uma média de aproximadamente 4.000 m³/s, o que garante aumento no volume do reservatório. Tendo em vista a continuidade das chuvas nos próximos dias, espera-se que o volume de entrada de água deverá permanecer alto.

A Cemig começou a liberar um volume maior de água no rio São Francisco no início de janeiro, quando foi otimizada a produção de energia. No dia 14 do mesmo mês, as primeiras comportas foram abertas, um dia depois de ser registrada a maior afluência em quase 60 anos de operação da hidroelétrica, mais de 9.000 m³/s.

Mesmo com defluência de 3.000 m³/s, o nível do reservatório continuou subindo e o volume chegou a 93,9% no dia 19, quando começou a cair novamente e voltou a 86%. Com as chuvas do início de fevereiro, a trajetória de queda foi interrompida e o lago da barragem vem aumentando novamente desde o último dia 5.

À jusante da barragem, os afluentes seguem desaguando bastante água no rio, fazendo o nível aumentar cerca de dois metros nas cidades de São Romão e São Francisco. Nestas localidades falta pouco mais de um metro para atingir o pico registrado no mês passado, uma das maiores cheias das últimas décadas.

Na Bahia, o Velho Chico também voltou a subir nas primeiras cidades, enquanto que a cheia do início do ano ainda atravessa o estado rumo a Sobradinho. O nível começa a se estabilizar neste momento na cidade de Barra, quase chegando ao lago, onde o volume já passou 73%.

Em nota divulgada na semana passada, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que vai manter a defluência de Sobradinho a Xingo em 4.000 m³/s até 28 de fevereiro.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas