32 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Farmácias da Família de Vitória da Conquista enfrentam falta de insulina

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista emitiu uma nota de esclarecimento informando neste momento, as Farmácias da Família I e II do município estão sem estoque de insulina para distribuição aos pacientes cadastrados no programa, pois foi solicitado à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), desde o mês de janeiro, e ainda não foi recebido pelo município.

De acordo com a pasta, o quantitativo do medicamento deveria ter sido entregue no dia 5 de fevereiro, para que as farmácias pudessem ser reabastecidas. A insulina é adquirida pelo Ministério da Saúde, que envia para os Estados que, por sua vez, distribuem aos municípios, de acordo com o pedido mensal.

Para que os pacientes insulinodependentes não fiquem sem a medicação, as equipes estão orientando que eles busquem as farmácias privadas que tem o Programa Aqui Tem Farmácia Popular, para que recebam a insulina gratuitamente até que seja restabelecido o recebimento.

A coordenadora municipal de Assistência Farmacêutica, Halanna Ferraz, afirmou que já entrou em contato com o Núcleo Regional para entender a situação. “Fomos informados que o pedido foi compilado e enviado para Salvador, de acordo o cronograma, e que está autorizado no sistema, contudo, a Cefarba (Central De Abastecimento Farmacêutico Da Bahia) ainda não enviou as insulinas”, explicou a coordenadora.

A Diretoria de Assistência Farmacêutica do Estado (DASF) informou, ainda, que está tomando providências para identificar o que houve. A previsão é que as insulinas sejam entregues ao município nos próximos dias para que o fornecimento seja regularizado aos pacientes cadastrados.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas