33 C
Guanambi
27.4 C
Vitória da Conquista

Parceria entre empresas juniores do IF Baiano e Cesol beneficia empreendimentos na Região de Guanambi

Mais Lidas

Uma parceria entre as empresas juniores do IF Baiano – Campus Guanambi, Genesys Júnior, composta por alunos do curso de licenciatura em Química, e Ecoa Júnior, formada por alunos do curso de Tecnologia em Agroindústria, com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, está ajudando empreendimentos da economia solidária a melhorar a qualidade de seus produtos, principalmente na área agroindustrial.

Na última quinta-feira (10), representantes do Cesol e da Genesys Júnior visitaram três empreendimentos assessorados pelo órgão. Nas ocasiões, a estudante Lucidalva Santos, sob supervisão e orientação do Biomédico Ricardo Brandão, realizou a coleta de água para análise da qualidade.

O primeiro Empreendimento onde foi realizada a coleta trabalha com polpas de frutas, desde fevereiro do ano de 2021, em uma cozinha comunitária e utilizam de água tratada disponibilizada pela rede de abastecimento no munícipio de Candiba. Além da água ser utilizada para higienização, ela também faz parte da matéria-prima que compõe as polpas de frutas Sabor da Roça.

Marleide Santos é uma das integrantes do grupo e aproveitou a visita para realizar perguntas e agradecer a visita, ela reconhece que a qualidade da água interfere diretamente na produção. Na oportunidade, o professor orientou sobre os cuidados com o armazenamento da água, tais como: manter a caixa d’água fechada e realizar a limpeza do reservatório dentro do prazo estabelecido.

Dos sabores dos sucos para as delícias derivadas do leite – a segunda visita aconteceu na Fazenda Lagoa da Pedra, no espaço onde são produzidos queijos e requeijão da Excelência Lácteos, na área rural do município de Candiba. Diferente da primeira visita, a água coletada no sítio é proveniente de poço artesiano. O produtor Carmito Júnior, espera que a parceira com a Empresa Júnior seja duradoura, e que novas análises do leite e do solo também possam ser realizadas.

A terceira visita do dia aconteceu na fazenda Quixaba, no município de Guanambi, onde um grupo familiar trabalha com o plantio de hortaliças e a produção de temperos. As águas coletadas foram devidamente armazenadas para realização de análise em laboratório durante sete dias, após esse período é elaborado um laudo com um parecer sobre a qualidade do material coletado.

Para o Biomédico Ricardo Brandão: “O trabalho realizado em parceria com o Cesol, permite que os acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Baiano, membros da Genesys Jr, possam exercer na prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da graduação”, destacou. Além da aproximação com os produtores para aplicação das técnicas aprendidas nas aulas, o professor aborda sobre a expectativa em atender aos empreendimentos, na troca de experiências e na consolidação de parcerias futuras.

Para a estudante, a experiência proporciona tantos aprendizados profissionais quanto pessoais, ela destaca que “[…] a visita nas localidades para a coleta das amostras nos proporcionou uma aproximação com produtores e através disso pudemos estabelecer relações de amizade e de troca de experiências. Gostaria de agradecer o Cesol pela parceria com a Genesys Júnior, por nos dar essa oportunidade”, pontuou Lucidalva Santos.

Além da Genesys Júnior, o Cesol Sertão Produtivo também estabeleceu parceria com a Ecoa Júnior, a qual participam estudantes do curso de Agroindústria, também do IF Baiano. A coordenadora do Cesol Sertão Produtivo Leiliane Aranha destaca que a parceria “[…] é uma das melhores maneiras de estabelecer relações com os discentes, pois fortalece as ações do Centro Público, através do atendimento das demandas dos empreendimentos, e possibilita a execução da pesquisa e extensão no âmbito do ensino, aproximando os estudantes dos empreendimentos de economia solidária”.

O Cesol Sertão Produtivo é resultado de uma política pública do Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). É gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), assessora 128 grupos em 20 municípios da Bahia e possui sede em Guanambi.

Em 2021, um projeto do IF Baiano, dentro do programa IF Mais Empreendedor, deu início às ações de assistência técnica da instituição junto às agroindústrias familiares da região. A partir destas ações, a instituição se aproximou destes empreendimentos e vem contribuindo para a melhoria da qualidade de seus produtos.

Informações e fotos do Cesol Sertão Produtivo

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas