25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Após março seco, chuvas podem voltar às regiões de Guanambi e Vitória da Conquista na próxima semana

Mais Lidas

Após as chuvas históricas de dezembro e início de janeiro, as precipitações ficaram abaixo da média nas regiões de Guanambi e Vitória da Conquista, na Bahia. No entanto, mesmo com o avanço do outono, ainda pode voltar a chover nestas áreas antes do fim definitivo do período chuvoso e início da seca característica destas localidades.

De acordo com os institutos de meteorologia, as temperaturas seguem altas em Guanambi, acima dos 30ºC, pelo menos até o meio da próxima semana, quando deve começar a chover. A máxima nesta sexta-feira (8) superou a marca de 32ºC durante a tarde.

Já em Vitória da Conquista, os dias também tende a ser com máximas na casa dos 30ºC, no entanto, as madrugadas e manhãs começam a ficar mais frias, como de característico na cidade. A previsão é que as chuvas também cheguem no meio da semana.  A mínima desta sexta-feira foi de 14,3ºC, a menor do ano até agora.

Em Brumado, cidade localizada entre Guanambi e Vitória da Conquista, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou umidade relativa do ar na casa de 22%, uma das menores alcançadas na tarde desta sexta-feira em todo o país. A temperatura chegou próximo dos 34ºC.

Já em Piatã, na Chapada Diamantina, a umidade chegou a 19%. Já a temperatura mínima também caiu abaixo dos 15ºC. Assim como Vitória da Conquista, a cidade também tem a fama de ser uma das mais frias do Nordeste brasileiro.

As previsões apontam ainda para ocorrência de chuvas mais volumosas no litoral Sul do Estado, na faixa de Porto Seguro até o Norte do Espirito Santo. No Oeste também pode chover de forma mais significativa nos próximos dias, com previsões de acumulados de até 60 mm em cidades como Barreiras nos próximos dez dias.

Quantitativo de chuvas

Os quantitativos esperados não são muito altos devendo variar entre 10 milímetros (mm) e 50 mm nos próximos dez dias, com início por volta da próxima quarta-feira (13). A expectativa é de que as previsões mais otimistas se concretizem para que haja umidade suficiente no solo para promover a renovação das pastagens, garantindo alimentação para as criações por mais tempo.

Vitória da Conquista registrou volumes históricos de chuva no último dezembro. Muitas comunidades rurais ficaram isoladas e mais de cem casas desabaram após os temporais fortes e constantes.

Com as chuvas caindo abaixo da média em fevereiro e março, a situação de enchentes se inverteu rapidamente para um cenário eminente de uma nova seca severa no decorrer do ano. Por esta razão, o município já declarou situação de emergência nos distritos e em toda a zona rural.

Apenas 2 milímetros de chuva em Guanambi no mês de março

O mês de março que costuma ser de chuvas expressivas foi um dos mais secos dos últimos anos em Guanambi. No pluviômetro da Agência Sertão, instalado no Centro da cidade, foram registrados apenas 2 mm no dia 4.

Desde setembro, quando caíram as primeiras chuvas da estação chuvosa, o acumulado registrado na cidade é de 798 mm. Destaque para o mês de dezembro, quando choveu a marca rara de 444 mm.

Em Guanambi não houve registro de alagamentos. Os maiores prejuízos foram na trafegabilidade das estradas vicinais e ruas sem pavimentação da cidade. Pela primeira vez, as duas principais barragens da cidade sangraram simultaneamente.

Registros de chuvas em Guanambi (2021/2022)

MêsAcumulado
jul/210
ago/210
set/215
out/2142
nov/21129
dez/21444
jan/22103
fev/2273
mar/222
abr/220

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas