21.5 C
Guanambi
16.5 C
Vitória da Conquista

Conta de energia ficou 21,35% mais cara na Bahia

spot_img
- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -

A conta de energia do consumidor residencial baiano ficou 21,35% mais cara. O anúncio do reajuste foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As novas tarifas para o serviço de fornecimento de eletricidade serão válidas a partir da próxima sexta-feira (22).

De acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), o reajuste vai afetar mais de 6,3 milhões de clientes. A nova taxa definida pela Aneel foi de 21,13%, porém, clientes residenciais, que são os de baixa tensão, terão maior aumento.

Já clientes de alta tensão, como indústrias e comércios de médio e grande porte, passarão a pagar contas 20,54% mais caras. A Coelba destacou ainda que, de todo o percentual do reajuste, 6,01% são referentes à companhia.

A medida foi tomada a partir dos custos com a geração de energia, além de encargos de segurança energética.

De acordo com a Aneel, a escassez hídrica registrada em 2021 reduziu o nível de água nos reservatórios, o que causou a necessidade de acionar usinas termoelétricas de reserva, que têm maior custo de operação

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -