23 C
Guanambi
16.1 C
Vitória da Conquista

Agricultores de Vitória da Conquista vão receber kits para criação de abelhas sem ferrão

Mais Lidas

Uma parceria firmada com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vai garantir a Vitória da Conquista o envio de 15 kits para criação de meliponas, espécie de abelhas que não possuem ferrão. Os kits, com 15 caixas cada, serão entregues a agricultores familiares do município até maio.

Cada kit tem cinco caixas para abelhas da espécie mandaçaia, cinco da uruçu e outras cinco para abelhas do tipo jataí. As três espécies têm em comum a ausência de ferrão. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Sousa, que esteve na CAR, em Salvador, nesta terça-feira (26), essa quantidade é suficiente para que cada família possa iniciar a sua produção de mel.

“A reunião na CAR foi positiva. Já formalizamos a solicitação e logo, logo estaremos recebendo os kits para fazermos a distribuição entre os agricultores”, informou Luís Paulo, que participa dos compromissos na capital baiana em companhia do coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar da SMDR, Eduardo Castro.

Segundo o coordenador-geral de Projetos Especiais da CAR, Gilmar Bomfim, o órgão tem estimulado a cultura de abelhas sem ferrão, a fim de diversificar a cadeia produtiva regional. “A CAR tem incentivado e adquirido os kits produtivos e feito a doação para os municípios, para trabalhar essa cadeia. Eles apresentaram o projeto, que vai ser encaminhado à diretoria, para que seja autorizada a atender às famílias da região de Vitória da Conquista”, afirmou Bomfim.

Revitalização da feira do Patagônia

Outro assunto abordado durante a reunião foi a parceria para viabilizar a revitalização de 32 boxes do mercado de carnes da feira do bairro Patagônia. “Estamos finalizando a licitação da segunda parte do mercado do bairro Patagônia, que é tão necessário e solicitado pelos beneficiários da feira”, explicou o coordenador-geral de Projetos Especiais.

Realizada pela CAR, a obra de revitalização conta com apoio da Prefeitura, que se encarrego da sensibilização e a realocação provisória dos permissionários para uma estrutura temporária durante a execução do projeto.

A agenda oficial em Salvador continua em andamento. Na quarta-feira (27), a reunião será na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas