23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Alta dos alimentos afeta preços de comidas típicas das quermesses em Guanambi

Mais Lidas

Começou na última sexta-feira (13) a Festa de Santa Rita em Guanambi. O evento vai até o próximo dia 22, com celebrações religiosas, shows de forró e barraquinhas com comidas típicas.

A quermesse acontece há cerca de 40 anos e antecipa as comemorações juninas na cidade, atraindo muita gente todas as noites à praça da Igreja de Santa Rita, no bairro Paraíso.

Três anos depois da última edição, em 2019, a festa retornou muito animada, com grande público visitando a praça nas duas primeiras noites, deixando até as ruas do entorno parcialmente congestionadas.

Este ano, uma realidade vivida no Brasil pôde ser percebida na tabela de preços dos produtos vendidos na quermesse, a inflação dos alimentos está refletindo nos preços das comidas típicas.

O preço das fichas disparou em relação à última edição. Um pastel, que antes custava menos de cinco reais, hoje sai por R$7. A farofa e o arroz tropeiro, mais procurados pelos consumidores, estão custando R$ 8.

Em conversa com a reportagem, um membro da comunidade de Santa Rita disse que, mesmo com o trabalho voluntário e toda mobilização dos moradores para realizar a festa, os aumentos de produtos como a farinha de trigo, farinha de mandioca, óleo de soja e carne forçaram o reajuste na tabela de preços das comidas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nestes três anos foi de cerca de 23%. No entanto, se levar em consideração apenas os alimentos, este índice supera os 40%.

Mesmo com os preços altos, as vendas continuam um sucesso. Praticamente todas as comidas disponíveis foram consumidas pela multidão que visitou a praça nas duas primeiras noites de celebrações e música.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas