19.2 C
Guanambi
12.1 C
Vitória da Conquista

Temperaturas devem cair significativamente nas regiões de Guanambi e Vitória da Conquista

spot_img
- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -

A cidade de Vitória da Conquista, apelidada até de Suiça Baiana por conta do frio intenso do outono e do inverno, deverá registrar as menores temperaturas do ano até o fim da semana. Já Guanambi, cidade antagônica na questão climática, também deve ficar mais fria nos próximos dias.

A queda de temperatura na Região Centro-Sul Baiana será reflexo do avanço da massa de ar polar sobre o Sul do País em direção às regiões Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias.

Mesmo que o fenômeno não avance sobre a Bahia, a metade sul do estado deve ser atingida pelos pulsos provocados pelo ar polar, levando à redução das temperaturas para patamares considerados atípicos para o mês de maio nestas áreas.

De acordo com os modelos meteorológicos e institutos de pesquisa, as mínimas devem chegar aos 12ºC em Vitória da Conquista até sábado (21). Já as máximas começam a cair da casa dos 30ºC para a 25ºC.

Também há previsão de intensificação da garoa nesta quarta-feira (18), mas a umidade deve ficar mais baixa no fim de semana, favorecendo ainda mais as condições de tempo frio na cidade.

Já em Guanambi, o calor dos últimos dias tem sido intenso, com as máximas chegado aos 33ºC e as mínimas na casa dos 20ºC. Com o avanço da semana, as madrugadas podem ter temperaturas de 15ºC e as tarde com máximas abaixo de 28ºC.

Nas duas regiões, o vento deve permanecer constante, o que vai ter reflexos na sensação térmica, podendo ficar abaixo de 10ºC em Vitória da Conquista e de 13ºC em Guanambi.

Previsão de neve no Sul do país

Além do massa de ar polar, também há a previsão do avanço de um ciclone extratropical sobre o continente. A colisão dos dois fenômenos deve causar chuvas congelantes e até neve nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul, como a Serra Gaúcha, e na regiãop Central de Santa Catarina.

Verdade e mentiras sobre a onda de frio

Diante de muitas notícias com tom alarmante sobre a onda de frio durante esta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou uma nota com esclarecimentos sobre as condições climáticas esperadas.

O que vai acontecer então?
  • A massa de ar frio provocará sim uma queda acentuada da temperatura no centro-sul do país, mas não de forma exagerada.
  • É uma massa de ar atípica pelo seu posicionamento e dimensão (não intensidade);
  • Os ventos podem superar os 100 km/h no litoral do RS;
  • Tem possibilidade de ciclone subtropical na costa da Região Sul;
  • Poderemos ter episódios de:
    • Chuva congelada
    • Neve (apenas na Região Sul)
    • Geada (pode ocorrer em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso).
O que NÃO É VERDADE?
  • Não existe o termo ERUPÇÃO POLAR histórica;
  • NÃO é a MAIOR Onda de frio dos últimos 100 anos;
  • Essa onda de frio não deve chegar na Região Nordeste;
  • As temperaturas não vão chegar a -10ºC;
  • Não está nem perto da maior onda de frio da sua vida!
  • Não há chances de neve em Goiás, DF e demais regiões centrais do Brasil.

Veja também:

Inmet emite alerta de declínio da temperatura em 58 municípios baianos

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -