29.1 C
Guanambi
27.1 C
Vitória da Conquista

10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia abre Inscrições para Projetos de Pesquisa

- Advertisement -

Últimas Notícias

- Advertisement -

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) inicia, nesta quarta-feira (18), as inscrições para a seleção de projetos de pesquisa de iniciação científica dos estudantes da rede estadual de ensino para a 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba).

A Feira, que será realizada de 27 a 29 de setembro, tem como tema “Pesquisa Científica e Projeto de Vida - desafios da Educação Básica”. A Feciba visa promover a popularização da Ciência por meio da apresentação de projetos de investigação científica desenvolvidos por estudantes e professores da rede pública do Estado da Bahia, no âmbito do Programa Ciência na Escola. As inscrições seguem até 24 de julho, no Portal da Educação, no endereço https://bit.ly/3FUmYCj.

Serão selecionados projetos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes regularmente matriculados nas modalidades e ofertas da rede pública estadual da Bahia, como Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano; Ensino Médio, 1ª, 2ª e 3ª série; e Educação Profissional e Tecnológica, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série, considerando as matrículas realizadas em 2022, sob orientação dos gestores, professores e coordenadores pedagógicos da rede de Educação pública da Bahia.

Banner da 10ª Feciba
Divulgação

Nesta 10ª edição, está prevista a realização das atividades no formato presencial, porém, em virtude do contexto da pandemia do Coronavírus e respeitando as determinações da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), poderá ocorrer no formato virtual. O edital publicado nesta terça-feira (17) pode ser baixado no endereço https://bit.ly/edital10feciba.

Acesse a página da 10ª FECIBA para realizar a inscrição (https://bit.ly/3FUmYCj)

O concurso contempla as seguintes modalidades: Projeto de Pesquisa em Andamento; Pesquisas Científicas Concluídas; Performances Científicas; e Relato de Experiências de Orientação Científica. Projetos estratégicos, compreendidos como os estruturantes (AVE, FACE, TAL, EPA, JERP, DANCE, ENCANTE, FEST, PROVE), CJCC, Educação Ambiental e Saúde na Escola e Escolas Culturais podem submeter seus projetos de pesquisa de acordo com as categorias citadas acima, relacionando com o projeto de vida, protagonismos das juventudes e a interdisciplinaridade.

Segundo a Secretaria de Educação, estarão aptos para a inscrição os professores e estudantes que se enquadrarem nos seguintes critérios: ser estudante regularmente matriculado em 2022 na rede pública estadual da Bahia; ser agente público vinculado à SEC; e ter orientado propostas de trabalho científicas com estudantes da Educação Básica. Além disso, devem apresentar os seguintes documentos: comprovante de vínculo com a SEC; atestado de matrícula 2021 do estudante; Termo de Cessão de Direitos Autorais e Cessão de Uso de Imagem e Voz; entre outros destacados no edital.

Dos trabalhos que forem submetidos à 10ª FECIBA uma comissão de avaliadores, formada por professores e pesquisadores na área, selecionará 140 projetos na modalidade Pesquisas Científicas Concluídas; 100 projetos na modalidade Projeto de Pesquisa em Andamento; 20 projetos para Performances Científicas; e 10 projetos da modalidade Relato de Experiências de Orientação Científica, totalizando 270 trabalhos para participação na feira.

Em 2021, a feira foi realizada de forma on-line, no mês de dezembro, em virtude da pandemia do Coronavírus. Com 20 salas virtuais, foram apresentados 164 projetos, além de palestras, apresentações culturais, avaliação e certificação de projetos, transmitidos pelos canais do YouTube do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC).

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -