16.3 C
Guanambi
12.8 C
Vitória da Conquista

Cartões de exames para CNH passarão a ser eletrônicos em toda a Bahia

spot_img
- Advertisement -

Últimas Notícias

- Advertisement -

Com a implementação do processo de modernização do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), novidades tecnológicas começam a ser ofereceridas à população. É caso do cartão de avaliação eletrônico que passou a ser utilizado durante as avaliações de exames práticos para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e foi efetivado durante a programação do Maio Amarelo, movimento internacional pela redução de acidentes no trânsito.

A inovação já está sendo utilizada pela banca examinadora em Salvador, através do desenvolvimento de um aplicativo e celulares com configuração especial. Só isso, já reduz à metade o tempo de espera pelos resultados.

A previsão é que nos próximos meses o serviço esteja disponível em todo o território baiano, progressivamente, tendo como critério de prioridade as cidades com o maior número de exames.

“É um passo muito importante. Com a compra desses equipamentos e a informatização do sistema de cartões, estamos otimizando o tempo de entrega dos resultados, a redução dos recursos públicos e a segurança tanto para o examinador, quanto para o candidato”, enfatizou o coordenador da banca examinadora, Ricardo Anunciação.

O novo sistema segue um fluxo totalmente virtual através da identificação facial substituindo a biometria digital. Desde o agendamento, passando pela avaliação e disponibilização do acesso à informação pelo candidato, o envio para o Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados), até a confecção da CNH.

“Trabalhamos de forma intensiva para modernizar o órgão através de mecanismos como esse, que oferecem rapidez e segurança ao processo. Investir em tecnologia significa serviços mais ágeis e com maior comodidade para o cidadão. Buscamos um Detran cada vez mais forte, para que possamos ter um trânsito cada vez mais seguro”, ressaltou o diretor-geral do órgão, Rodrigo Pimentel.

Segundo o Detran, vale ressaltar que o acesso ao aplicativo só está disponível para os examinadores cadastrados ao Renach.

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -