35.4 C
Guanambi
30.8 C
Vitória da Conquista

Pássaros silvestres foram apreendidos em Feira de Vitória da Conquista

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Vitória da Conquista realizou, no último domingo (22), a Operação Aves da Caatinga. Durante a operação na Feira do Rolo, no bairro Brasil, foram apreendidos, aproximadamente, 40 pássaros silvestres. Também foram recolhidas 13 armadilhas e 40 gaiolas.

Entre as espécies apreendidas durante a operação, que contou com o apoio da Polícia Militar, estavam sabiá-laranjeira, cardeal, canário-da-terra, papa-capim, bigodinho, tico-tico e algumas exóticas.

Segundo a Semma, todas as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Animais Silvestres (Cetas), onde receberam os devidos cuidados pelos veterinários.

A apreensão ocorreu em razão do descumprimento do inciso primeiro do artigo 29 da Lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre os crimes ambientais. Além disso, como explica a titular da Secretaria, Ana Cláudia Passos, a operação faz parte das atividades ligadas a Semana de Meio Ambiente 2022, a ser realizada entre os dias 1º e 5 de junho, com o tema “Caatinga (Re)Conhecer e Valorizar”.

“É importante que a população nos ajude tanto na conscientização quanto na fiscalização. Então, ao ver uma situação como essa ou de animais silvestres em cativeiro, sendo caçados ou sofrendo maus-tratos, denuncie para a Prefeitura, Guarda Municipal ou Polícia porque é crime. Nós iremos apurar a denúncia e, a depender da gravidade, a pessoa será notificada, multada ou presa”, explicou a secretária.

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 3429-7902.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas