A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta sexta-feira (10), a quinta fase da Operação Unum Corpus, que integra as 26 Coordenadorias Regionais no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.
Mais de 600 policiais participarão das ações, que têm foco em envolvidos em Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio.
Um dos objetivos desta fase é retirar de circulação criminosos que poderiam aproveitar o São João para cometer novos delitos, aproveitando o retorno dos tradicionais festejos ao calendário de eventos baianos.
“Como o nome diz, a Unum Corpus é uma operação que demonstra que a Polícia Civil é um só corpo. Assim, realizamos, entre uma fase e outra, frequentes intercâmbios de informações entre as coordenadorias, de modo que exista ajuda mútua na busca pelos alvos”, declarou a diretora do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegada Rogéria Araújo.
Até as 9h desta sexta, 30 pessoas já foram presas (cumprimentos de mandados e capturas em flagrante), foram cumpridos 22 mandados, entre prisão preventiva e temporária, e realizadas oito capturas em flagrante.
As determinações judiciais são resultado de investigações da Polícia Civil e já tiraram de circulação dez criminosos com envolvimento em delitos contra a vida, tais como homicídio e feminicídio, oito indivíduos que atuavam em crimes contra o patrimônio, cinco suspeitos de tráfico de drogas e três, de estupro.
Seiscentos e trinta e seis policiais civis e 161 viaturas estão participando das ações. Também já foram apreendidas drogas, um veículo e cinco armas de fogo.
Ao longo de suas primeiras quatro fases, a Unum Corpus prendeu 406 criminosos, entre cumprimentos de mandados e capturas em flagrante.