27.5 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

SAC Trabalhista dá início a projeto piloto nesta segunda em Salvador

Mais Lidas

O Fórum da Justiça do Trabalho no Comércio, em Salvador, passará a contar, a partir da próxima segunda-feira, 20, com uma unidade do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SineBahia) para vagas de emprego para usuários da Justiça do Trabalho na Bahia.

A inauguração do serviço, que é projeto-piloto para implantação do primeiro SAC Trabalhista do país, será realizada pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5), desembargadora Débora Machado, e pelo secretário do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães. A solenidade está prevista para as 11 horas.

A escolha pelo SineBahia, primeira unidade a funcionar, se deu em razão da expectativa de ser um dos serviços mais demandados. “A maioria dos trabalhadores que acionam a Justiça do Trabalho está desempregada. Então, acreditamos que será um grande destaque essa intermediação para que eles consigam uma nova colocação no mercado de trabalho”, avalia o diretor-geral do Tribunal, Orocil Pedreira Júnior.

O projeto tem o apoio do governo do Estado, por meio da Setre, e vai funcionar no Fórum da Justiça do Trabalho no Comércio (Rua Miguel Calmon, 285), de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, com atendimento exclusivo a pessoas com processos na Justiça do Trabalho. Nesta primeira etapa, além da intermediação para o trabalho formal, a Setre oferecerá o serviço de informações e habilitação ao seguro-desemprego.

A presidente do TRT-5 adianta que, passada a fase piloto do projeto, o Tribunal expandirá a oferta de serviços do SAC Trabalhista aos usuários da Justiça do Trabalho. “O espaço contará com salas de atendimento individualizadas para participação de outros órgãos públicos e entidades, com o mix de serviços relacionados ao trabalho”, acrescentou a desembargadora Débora Machado.

Segundo o diretor-geral, a previsão é que nos próximos meses o SAC Trabalhista seja totalmente implementado, com postos do Ministério Público do Trabalho (MPT), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Superintendência Regional do Trabalho e Serviço Nacional da Indústria (Senai).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas